Divulgadas novas regras para uso do débito em conta; veja!

Atenção para as mudanças financeiras que serão aplicadas em 2020. Na última quinta-feira (19), o Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgou os ajustes que reformulam as regras de operações de débito em conta, quer dizer, os descontos programados na conta corrente. A partir de maio do próximo ano, os titulares terão o direito de cancelar as transações, quando desejarem.

Divulgadas novas regras para uso do débito em conta; veja!
Divulgadas novas regras para uso do débito em conta; veja!

Além disso, também foi determinada a obrigatoriedade da informação, em contrato, sobre finalidade da movimentação e da discriminação da conta a ser debitada.

As novas regras irão valer também para autorizações de débito em conta de operações de empréstimo e arrendamento mercantil (leasing).

Leia também: Mudanças no cheque especial não animam os correntistas

Em nota, o Banco Central informou que “Um dos objetivos da medida é conferir transparência ao processo de autorização de débito em conta corrente e evitar autorizações de débito com poderes amplos e genéricos“, alegava o texto.

No caso dos débitos automáticos, João André Marques, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, afirmou que, os pagamentos dos créditos deverão ser especificado nos contratos.

Será preciso que o cliente informe se o serviço pode ser realizado automaticamente ou não, podendo avançar sobre o limite de seu cheque especial.

Outra mudança está relacionada ao débito em conta para parcelas que já ultrapassaram as datas de pagamento. Nesse caso, se o titular não tiver saldo para cobrir o débito, a divida deixará de ser creditada diretamente e ficará sujeita a renegociação com a instituição financeira.

Hoje em dia, os serviços de débitos automáticos acontecem de forma imediata. Quando o titular não possui renda, mas chega um pagamento em sua conta, os bancos acabam debitando o valor de seu cheque especial, ocasionando juros e multas por dia de uso.

Por fim, a reunião do CMN contou também com a aprovação de serviços de aperfeiçoamento na metodologia para apuração do patrimônio de referência (PR) das instituições. Estes passarão a entrar em funcionamento a partir do mês de abril e deverão ser explicados em breve.

Segundo o Banco Central, as mudanças estão sendo realizadas levando em consideração o cenário econômico nacional e internacional. A instituição alega que há um estudo para proporcionar melhores condições aos correntistas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.