No início do ano, os brasileiros ficam preocupados com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em alguns estados, o imposto no próximo ano vai subir, já em outros o imposto foi possível reduzir o valor, como aconteceu com o IPVA Bahia 2020.
O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelos Estado brasileiros. O dinheiro arrecadado com o pagamento desse imposto é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte do estado e da cidade em que o veículo foi emplacado.
O valor cobrado no IPVA é definido com base na tabela montada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta o preço de mercado do veículo por algumas características como marca, modelo e ano.
Saiba também: Pagar o IPVA 2020 antecipado vale a pena? Entenda
Além disso, é levado em consideração a legislação estadual e as alíquotas apenas dependendo da categoria. O resultado é feito com base no cálculo alíquota x valor do automóvel.
Os contribuintes baianos podem ficar tranquilos pois o IPVA Bahia 2020 ficará em média 3,56% mais barato que no próximo ano.
- Os veículos utilitários são os que mais serão beneficiados por essa queda, em média esses contribuintes irão pagar 4,35% a menos que em 2019;
- Automóveis que terão uma diminuição de 4,20%;
- Ônibus e micro-ônibus o valor ficará em média 3,93% menor;
- Motos e caminhões terão uma queda respectivamente de 2,72% e 2,62% em 2020.
O contribuinte pode escolher parcelar o IPVA Bahia 2020 em três vezes. A data de vencimento das parcelas leva em consideração os números finais das placas dos veículos.
Calendário IPVA Bahia 2020
Caso o motorista queira consultar mais informações é necessário acessar o site da Sefaz da Bahia. No site é possível consultar valor, formas de pagamento e desconto.
A Bahia tem cerca de dois milhões de veículos em sua frota, com isso o IPVA é a segunda fonte de arrecadação do governo baiano.
O tributo deve ser pago por todos os proprietários de veículo e não quitar esse débito faz com que o motorista não possa licenciar o carro.
Além disso essa dívida pode gerar ao motorista uma infração gravíssima, uma multa e o veículo pode ser apreendido. O atraso no pagamento pode fazer com que o motorista fique com o nome restrito.