Tem início calendário do IPVA RS de 2020

Entre os principais gastos programados para o início do ano de 2020, os proprietários de veículos terrestres devem ficar atentos ao pagamento do IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O calendário para pagamento do IPVA RS de 2020, por exemplo, começou já este ano e vai conceder descontos aos contribuintes.

Tem início calendário do IPVA RS de 2020
Tem início calendário do IPVA RS de 2020

De acordo com o calendário, divulgado pelo governo estadual, os pagamentos do imposto começam nesta terça-feira (17).

Para quem optar por realizar a quitação do débito de forma antecipada, poderá ter descontos de até 24,92% no valor do IPVA 2020 do Rio Grande do Sul.

Saiba também: IPVA de carro 0 km tem valor diferente? Entenda!

Pagamentos realizados até o dia 30 de dezembro terão até 24,92% de desconto em pagamento de parcela única para pessoa física, já a jurídica ganha o máximo de 6,14%.

O motorista ainda poderá ter redução de 3% no total do imposto e se valer ainda do valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) nos patamares de 2019.

Nas viradas de ano a estimativa, com a atualização, é de alcançar os 3,35%. Tabela divulgada pelo governo detalha os percentuais de desconto aplicáveis para cada uma das situações de data.

Descontos no IPVA RS de 2020

Os pagamentos parcelados devem ter primeira parcela quitada até 31 de janeiro. Já as próximas datas de vencimento são em fevereiro – até o dia 28 – e março – até o dia 31.

Os descontos aplicado nas parcelas correspondem a 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

Ainda é possível quitar o imposto até a data limite considerando o final da placa do veículo. Nestes casos o valor é integral. Confira:

Além deste pacote de medidas, os proprietários de veículos inclusos nas modalidades Bom Motorista terão redução de até 15% e nas do Bom Cidadão também aplicam o mesmo percentual de desconto do outro programa. Nestes pontos, pré-requisitos são detalhados pelo governo.

Para realizar o pagamento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e ter em mãos o número do RENAVAM e placa do carro. No endereço é possível realizar consultas e emitir o boleto.

O processo ainda pode ser realizado de forma online, por meio de internet banking, ou nos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Sair da versão mobile