Milhares de contribuintes caíram na malha fina IR; veja como evitar

Mais de 700 mil brasileiros em estado de inadimplência com o Imposto de Renda (IR). Na terça-feira (9), a Receita Federal informou que 700.221 mil contribuintes caíram na malha fina do IR. Segundo o órgão, a quantidade corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 declarações enviadas neste ano. A consulta do último lote foi liberada e aqueles que não estiverem presentes precisarão prestar conta.

Milhares de contribuintes caíram na malha fina IR; veja como evitar
Milhares de contribuintes caíram na malha fina IR; veja como evitar

Para rever o processo é preciso entrar em contato com a Receita Federal e revisar as contribuições prestadas. Segundo o último balanço liberado, este ano os principais motivos da malha fina foram:

  • Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes (35,6% de ocorrência);
  • Despesas médicas: (25,1%);
  • Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF (23,5%);
  • Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras (12,5%).

Veja também: Liberada a consulta ao último lote da restituição do Imposto de Renda

Ao cair na malha fina do IR, o contribuinte fica impossibilitado de receber sua rescisão. O pagamento só será autorizado após a resolução do caso e para isso é necessário que toda a renda recebida e paga ao longo do ano esteja de acordo com os registros da Receita.

O valor da devolução varia de acordo com a contribuição prestada e não obrigatoriamente é liberado para todos.

Segundo a Receita de todos os que caíram na malha fina, 74,9% têm imposto a restituir, 22,4% têm imposto a pagar e 2,7% têm saldo zero. Para rever o tributo é preciso acessar o serviço ‘Consulta Restituições IRPF’, no site da Receita Federal.

Por meio dele, ao fornecer os dados pessoais (CPF, data de nascimento e exercício correspondente à declaração que deseja pesquisar) o contribuinte receberá o código de verificação permitindo a consulta.

Na sequência, basta conferir se a declaração foi aprovada ou não. Se o sistema informar que está sendo  ‘processada em fila de restituição’, significa que a restituição cará na conta em breve.

Entretanto, se acusar que a declaração consta na base de dados da Receita Federal, o contribuinte deve ter caído na malha fina do IR.

Para saber o motivo pelo qual o tributo não foi contabilizado, basta acessar o extrato do processamento da declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.