Divulgado os valores e prazos de pagamento do IPVA 2020 na Paraíba. Nessa semana, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE-SER), o calendário de pagamento do imposto para o próximo ano. Os contribuintes paraibanos contarão com uma redução de 3,52% no valor total do tributo e ainda poderão obter descontos.
Aqueles que pagarem a parcela de forma única estarão isentos de 10% do valor total do tributo. O cálculo geral da cobrança será feito de acordo com o preço de venda dos veículos no mercado multiplicado pelo valor das alíquotas, definidas de acordo com o modelo de cada automóvel. Confira:
- Automóveis, motocicletas, micro-ônibus, caminhonetes – 2,5%
- Caminhões e ônibus – 1%.
Leia também: Pagamento do IPVA 2020: parcelar ou pagar á vista? Entenda melhor opção
Opções de pagamento do IPVA 2020 na Paraíba
Em 2020 os contribuintes contarão com três opções de pagamento. A primeira será a cota única, onde deverá quitar o débito à vista de uma vez só, nesse caso receberá um desconto de 10%.
A segunda alternativa é o parcelamento em até 3 vezes, em meses consecutivos e sem desconto. E a última permite que o valor total seja quitado no fim do terceiro mês sem descontos.
As datas de pagamento iniciarão em janeiro e devem ser realizadas sempre no último dia de cada mês, até outubro. Quem optar pela cota única terá até 30 de janeiro para encerrar a dívida.
O pagamento pode ser feito tanto pela internet quanto nas agências bancárias. Aqueles que desejarem obter a segunda via do boleto podem acessar o site da Sefaz PB e baixá-lo. O acesso é feito por meio do número de registro do imóvel e da documentação de seu proprietário.
Isenção para mais de 385 mil veículos
Segundo o governo estadual da PB, espera-se que em 2020 mais de 385 mil veículos deixem de prestar conta do tributo. Isso porque, conforme a legislação em vigor, aqueles automóveis com mais de 15 anos não precisam mais pagar o IPVA.
A quantia divulgada corresponde a 28% da frota total em circulação. Entretanto, os mesmos ainda precisarão prestar conta de taxas que envolvem o emplacamento, como licenciamento do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro.