Consulta ao FGTS: como saber o quanto tem em conta?

Trabalhadores contribuintes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ter acesso aos valores do extrato de sua conta. O procedimento faz com que tenham conhecimento sobre o quanto de dinheiro está sendo depositado no fundo. A consulta ao FGTS também permite saber o quanto receberá na liberação parcial do fundo.

Consulta ao FGTS: como saber o quanto tem em conta?
Consulta ao FGTS: como saber o quanto tem em conta?

Para obter acesso ao saldo a Caixa, órgão responsável pelo repasse do dinheiro aos trabalhadores, oferece distintas formas para acompanhar as transações em conta. Por meio digital, através da internet, ou até mesmo por mensagens de celular.

Leia também: FGTS: saque imediato finaliza esse mês; Veja até quando sacar

Consulta ao FGTS:

O acesso liberado através do APP FGTS. Nele, é possível consultar o valor disponível para Saque Imediato, os canais de pagamento, além de consultar seu extrato, saldo, informações, e tirar dúvidas. Para obter é simples, basta baixar o aplicativo na loja de seu smartphone, seja Android – na Play Store – ou pelo iOS – na Apple Store.

Ao obter acesso, é importante realizar o cadastro e seguir as etapas descritas no aplicativo. Entre elas, informar CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastrar uma senha de acesso. Veja passo a passo.

  1. Ao acessar o app, clique no botão “Cadastre-se”
  2. Preencha os campos com os dados solicitados.
  3. Ao final, cadastre uma senha de acesso. Ela deve ser numérica, com seis dígitos. Aqueles que quem já usavam o app, podem repetir o mesmo número de senha que usava antes.
  4. Em seguida, clique em “Não sou um robô”.
  5. Após esta etapa, você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado. Acesse-o e clique no link que foi enviado.
  6. Depois de finalizar o cadastramento, abra o APP e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada.
  7. Faça o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.
  8. Em seguida,  é preciso aceitar as condições de uso do Aplicativo, clicando em “concordar”.

Ainda é possível fazer a consulta ao FGTS no site da Caixa. Para este procedimento é importante ter em mãos os documentos como CPF ou número do NIS. Veja o passo a passo.

1 – Informe o número do seu NIS ou CPF e clique em “cadastrar senha”.
2 – Leia o regulamento e clique em “aceito”.
3 – Preencha todos os campos com os seus dados pessoais.
4 – Crie uma senha com até 8 dígitos, com letras e números, e confirme. Você será direcionado para a tela de login novamente.
5 – Preencha os campos com NIS ou CPF, insira a senha cadastrada e o botão Acessar.

Outra funcionalidade oferecida pelo banco é a opção de recebimento de mensagens no seu número de celular. Para isso, é preciso realizar o cadastro no Portal Caixa.

Após o cadastro, o trabalhador receberá informações mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado do seu Fundo de Garantia e será avisado quando houver valores liberados para saque. Ainda é possível fazer a adesão do serviço via terminal de auto atendimento.

Sair da versão mobile