Nesta quinta-feira (12), o banco da Caixa Econômica Federal vai realizar o último pagamento do PIS deste ano de 2019. O depósito realizado pela instituição será feito aos trabalhadores que nasceram no mês de dezembro e não possuem conta no banco.
O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um benefício pago aos funcionários de empresas privadas. O abono salarial é destinado aos trabalhadores de baixa renda, e o pagamento pode ser considerado como o 14º salário.
Os trabalhadores que têm direito a receber o pagamento do PIS devem:
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano de 2018;
- Ter ganhado no máximo dois salários mínimos por mês, durante esses período;
- Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
- Ter seus dados informados pela empresa na declaração de RAIS.
Notícia relacionada: Como usar o abono do PIS em dezembro? Veja dicas
O valor que será pago ao trabalhador é proporcional ao período em que ele trabalhou registrado. Se sua atuação foi por 12 meses,ou seja, um ano, ele terá direito de receber um salário mínimo, que hoje é de R$998.
Agora, aqueles que trabalharam menos irão receber o valor proporcional ao tempo em que estavam ativos. Por exemplo, quem recebeu registro na carteira por 4 meses tem direito a 4/12 do teto de R$998. E assim por diante.
Para o trabalhador consultar e saber se pode receber o PIS, ele deve realizar uma consulta nos portais da Caixa.
Por meio do aplicativo da Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou pelo telefone de atendimento que é o 0800 726 0207.
Aqueles trabalhadores que são clientes do banco Caixa tiveram o depósito feito automaticamente em sua conta na terça-feira (10).
Já os trabalhadores que não possuírem conta no banco deverão realizar o saque do dinheiro na boca do caixa apresentando documento com foto.
Para esse saque, o trabalhador precisa ter o Cartão Cidadão, junto com o seu documento de identificação. Os saques são feitos anualmente pelos trabalhadores.
Os funcionários públicos como militares, professores e entre outros funcionários públicos, são enquadrados no PASEP. No mês de dezembro não serão realizados pagamentos para essa categoria.
O prazo para os trabalhadores realizarem o saque é de 30 de junho de 2020. Caso contrário perdem o benefício deste ano e ele vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).