Economistas projetam economia de 2020; veja!

Um novo ano está chegando e com ele as avaliações sobre o cenário econômico brasileiro. Segundo a pesquisa semanal Focus, compartilhada pelo Banco Central (BC), nessa segunda-feira (9), a expectativa para economia de 2020 é de desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2%, e inflação de 3,60%.

Economistas projetam economia de 2020; veja!
Economistas projetam economia de 2020; veja!

Os dados mostram que, após período de crise de instabilidade política, a economia nacional está voltando a subir, indo de 0,99% para 1,10%. Identificou-se também uma variação de 2,22% para 2,24% de expansão no PIB, o que reforça um cenário mais positivo.

Entretanto, no que diz respeito a inflação, os números não parecem tão bons. O Boletim Focus revelou que em 2019 houve um crescimento de 3,52% para 3,84%, pela quinta semana consecutiva. Em 2020, espera-se que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mantenha-se em 3,60% conforme os últimos meses.

Acesse também: Acontece essa semana reunião que vai definir taxa Selic

Em novembro, o IPCA sofreu um acréscimo de 0,51%, sendo a maior alta mensal desde 2015, quando ficou em 1,01%.

Segundo o IBGE, entre as causas do reajuste, deve-se levar em consideração a elevação no preço das carnes e também o aumento nas tarifas de energia.

Segundo o Banco Central, a meta da inflação é de 4,25% em 2019, 4% em 2020, 3,75% em 2021 e 3,50% para 2022, levando em consideração um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para os próximos 12 meses, os especialistas afirmam que o esperado, para o desenvolvimento econômico nacional, é que haja um acréscimo de 3,67% para 3,90%.

É importante ressaltar que no terceiro semestre deste ano já fora contabilizada uma elevação de 0,6% em comparação aos três meses antecedentes. Segundo o IBGE, para formular tais números foram levados em consideração os ajustes sazonais. O resultado do estudo ficou acima do estipulado por 35 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de crescimento de 0,4%.

Já quanto a opinião dos economistas mais requisitados, chamados top 5, a medida para a inflação oficial de 2019 saiu de 3,72% para 3,95% e a estimativa para o IPCA em 2020 passou de 3,55% para 3,50% de aumento.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.