A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, 9, a consulta do sétimo lote do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de 2019 (IR). Os interessados podem acessar o site da Receita para acessar os dados. O último lote da restituição do Imposto de Renda também contempla as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.
O valor de crédito bancário é destinado a 320.606 contribuintes contribuintes. Repasses serão realizados no dia 16 de dezembro. A somatória total chega a 700 milhões de reais.
Os interessados devem tomar conhecimento sobre a declaração que for liberada na página da Receita na internet. Caso deseje, ainda é possível realizar o procedimento através do Receitafone no número 146.
Leia também: Declaração do IRPF 2020: como preencher o documento?
Para verificar se o crédito foi destinado para a conta corrente informada na declaração, basta inserir o número do CPF e a data de nascimento. Automaticamente o sistema informa qual a condição do contribuinte.
Durante a consulta, ele terá acesso ao serviço e-CAC, onde é pode acessar o extrato da declaração e visualizar se há alguma inconsistência de dados identificados pelo processamento do órgão.
Caso haja, o contribuinte deve fazer a auto regularização, com a entrega de declaração retificadora.
Ainda é possível consultar os lotes da restituição do Imposto de Renda através do smartphone ou tabletes, pelo aplicativo da Receita. Nele, é possível consultar as declarações de IRPF e a situação de cadastro no Cadastro de Pessoa Física, o CPF.
Por meio da aplicação é realizada a consulta diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O regaste da restituição ficará disponível no banco no prazo de um ano. Caso não seja feito o procedimento, o contribuinte deverá solicitar por meio da internet, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. Também é possível realizar diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
A Receita Federal ainda detalha que caso não seja creditado o valor o contribuinte poderá realizar o contato com o órgão pessoalmente por meio de qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para Central de Atendimento por meio do telefone 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), 4004-0001 (destinado as capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades).