Abono salarial 2020: quem vai receber o benefício? 

O abono salarial 2020 é o pagamento do PIS/Pasep realizado pelos bancos da Caixa e do Banco do Brasil. Esse abono tem o seu valor máximo de pagamento em um salário mínimo, que atualmente é de R$998 no país. Porém há muitas dúvidas de quem irá receber o benefício no próximo ano.

Abono salarial 2020: quem vai receber o benefício? 
Abono salarial 2020: quem vai receber o benefício? 

Os saques do abono acontecem todos os anos, porém para que o trabalhador receba ele precisa estar dentro de alguns critérios que foram impostos pelo governo.

Para receber o benefício é necessário ter atuado com carteira assinada, pelo menos 30 dias no ano anterior. E o seu salário não pode ter sido superior a dois salários mínimos por mês.

Além disso, é preciso que o trabalhador esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que a empresa onde trabalhava tenha informado corretamente os seus dados ao governo.

O valor que será pago pelo abono salarial 2020, depende do tempo que o trabalhador tem de meses trabalhados e do valor do salário mínimo neste período. Ainda não se sabe o piso federal para o próximo ano, mas segundo fontes da economia do país, a média deve ser de R$1.031. 

A ordem de pagamento desse salário é definido por meio de um calendário. Para o PASEP, destinado aos servidores públicos, o cronograma fica disponível no site do Banco do Brasil. Tendo como base o final dos dígitos de inscrição de cada trabalhador.

Já para os PIS, que beneficia os trabalhadores de empresas privadas, o calendário fica disponível no site da Caixa Econômica Federal. Orientado pelos meses de nascimento dos trabalhadores.

Se o beneficiado ainda estiver com dúvidas se poderá ou não receber o seu abono, ele deve consultar os bancos.

Os PIS podem realizar a consulta por meio do aplicativo Caixa trabalhador, no site da Caixa ou pelo telefone de atendimento da Caixa que é o 0800 726 0207.

Os PASEP está disponível para consulta no site do Banco do Brasil, pelo aplicativo BB Pasep, nas agências ou pelos telefones 4004-0001 para capitais e regiões metropolitanas. 0800 729 0001 nas demais cidades e 0800 729 0088 para deficientes auditivos.

Caso os trabalhadores percam o prazo para sacar seu abono, perdem o benefício, que volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!