O ano de 2020 está chegando e com ele vem os impostos de início do ano como o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O tributo é um documento obrigatório para quem possuí qualquer veículo. A dúvida é se financeiramente compensa o pagamento do IPVA à vista ou parcelado.
No momento de decidir a opção de pagamento o contribuinte deve levar em conta vários fatores oferecidos pelo estado. Já que o IPVA é um imposto estadual.
Primeiro o motorista deve procurar saber qual o desconto oferecido na sua região para o pagamento à vista.
Leia também: Devedores do IPVA de Pernambuco podem receber 70% de descontos nos débitos
Em alguns estados como, por exemplo, São Paulo, o desconto é de 3% para o pagamento do IPVA à vista. Apesar do desconto pequeno, esta é uma boa escolha para aqueles que têm uma quantia guardada ou aplicada, mesmo que na poupança, pagarem o imposto de uma única vez.
A opção a vista ainda garante que o contribuinte não esqueça do pagamento do imposto, e depois tenha que pagar multa e juros pelo atraso.
Já para aqueles contribuintes que estão endividados, o parcelamento pode ajudar no equilíbrio das finanças.
Os que quiserem parcelar precisam consultar as condições de parcelamento do seu estado, já que as parcelas e valores variam de uma região para outra.
Fique atento aos valores das parcelas e as datas de vencimento, para não esquecer ou atrasar, pois isso gera multa e juros.
Não é recomendado que o contribuinte entre em cheque especial ou rotativo no cartão de crédito para realizar o pagamento do IPVA, pois os juros cobrados são muito altos, acima de 270% ao ano. Isso pode trazer ainda mais dívidas a quem já está endividado.
Para consultar os valores, formas de pagamento, datas de vencimento é necessário que o motorista entre no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda de seu estado e realize as consultas.
Vale lembrar também que sem o IPVA pago, não é possível realizar o licenciamento do veículo. Além disso, dirigir com IPVA atrasado é considerada infração gravíssima e pode acarretar em multa.
O atraso também resulta em nome sujo, ou seja, será mais difícil para que a pessoa consiga crédito financeiro.