2020 está chegando e com ele os novos pagamentos do IPVA. Trata-se de um oposto governamental destinado aos proprietários de automóveis em todo o território nacional. Apesar de estamos no fim do ano, inúmeros brasileiros ainda seguem em debito quanto a taxa de 2019. Somente no IPVA do Tocantins, a dívida chega a mais de R$ 87 milhões.
Segundo dados do governo estadual, são cerca de 300 mil motoristas em situação de atraso com o tributo. Todos vem sendo notificados seja por meio de correspondências enviadas pelos correios ou nas plataformas eletrônicas, mas ainda assim há uma resistência em efetuar o pagamento.
Na última quarta-feira (27), o Diário Oficial da união emitiu um comunicado informando que o prazo final para a prestação de contas se encerra no dia 26 de dezembro. O texto ainda relembrou que já foi esgotado o tempo para gozar dos descontos e parcelamentos especiais.
Leia também: IPVA de motocicleta é mais barato? Saiba aqui!
“Tem os acréscimos legais e inscrevendo na dívida ativa os acréscimos legais aumentam mais ainda. Quanto mais tempo levar, mais vai aumentando a sua dívida”, afirmou o gerente do IPVA da Secretaria da Fazenda, Leonel dos Santos.
Procedimento para pagar o IPVA do Tocantins
A partir de agora, para concluir o débito sem demais complicações no próprio nome, os tocantinenses devem efetuar a atualização de seus boletos e por fim a dívida. A publicação do DOE informou ainda o nome de cada devedor, cidade onde reside, número do Renavam, placa do carro e o valor que precisa pagar.
O dinheiro arrecadado com o IPVA é destinado parte para os cofres do estado e parte para o Detran. Com ele são realizadas manutenções nos serviços do órgão, além de projetos ligados a demais áreas como saúde, educação, cultura, lazer, esportes, entre outras.
Motoristas em dívida com o estado
Somente no ano passado, o estado ficou com um buraco em sua conta equivalente há mais de R$ 48 milhões. Isso porque mais de 255 mil donos de veículos não prestaram conta de suas dívidas. Segundo o Detran, o estado conta número superior a 715 mil veículos.
Quem estiver em situação de atraso com o IPVA do Tocantins vai precisar lidar ainda com os juros e multas. Para os motoristas que quitaram o débito dentro do prazo foram oferecidas três formas de pagamento: parcelado, a vista com descontos e parcela única sem descontos.
É válido lembrar que, o estado não pode confiscar o automóvel em caso de dívida, entretanto registra o nome de seu dono comprovando a inadimplência. E não permite que o licenciamento seja renovado, logo transitar sem o documento da licença pode resultar na apreensão.