Saque do FGTS e juro baixo criam boas expectativas na economia brasileira

Depois de um primeiro semestre de instabilidade econômica e desastres naturais, como Brumadinho, a economia brasileira parece estar se recuperando. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo das famílias cresceu 0,8% no terceiro trimestre e 1,9% em um ano.

Saque do FGTS e juro baixo criam boas expectativas na economia
Saque do FGTS e juro baixo criam boas expectativas na economia

Segundo especialistas, o cenário positivo está atrelado a duas situações. Primeiro, a redução dos juros básicos que estão em 5%. E segundo, ao pagamento do FGTS que vem movimentando mais de 40 bilhões em todo o território nacional.

Com a queda dos juros básicos, as empresas vêm reagindo no mercado e proporcionando uma melhor lucratividade e venda.

Leia também: Simulador saque aniversário FGTS: veja quanto vai receber 

Além disso, aumentou também a possibilidade de empréstimos tanto para pessoas físicas quanto para as jurídicas, injetando ainda mais recursos na economia. O estudo mostra que entre julho e setembro ouve uma alta na solicitação desse serviço.

Já o saque do FGTS, liberado desde setembro, vem sendo o grande responsável pelas últimas movimentações bancárias. O valor, até o momento, é de até R$ 500 por conta, podendo chegar até ao dobro da quantia. Com ele, os consumidores estão elevando os números do comércio que apresentam uma alta de venda neste fim de ano.

Segundo o IBGE, entre julho e setembro, a economia brasileira cresceu em 1,2% comparado ao mesmo período no ano passado. Já no segundo trimestre, o PIB aumentou em 0,6%.  Ao todo, até setembro de 2019 o produto interno bruto nacional corresponde a um crescimento de 1%, valor total obtido durante os 12 meses de 2018.

O instituto alega que ao liberar recursos com o FGTS, o governo fomentou o consumo de milhares de brasileiros. Foi registrada uma alta de 0,8% no terceiro trimestre (em comparação ao ano passado) e de 1,9% (em relação ao trimestre anterior).

Perspectivas da economia brasileira para 2020

Segundo economistas e analistas, tais números tendem a representar uma possível melhoria em 2020.

Eles alegam que mediante ao atual cenário, a economia tende a permanecer se reerguendo nos primeiros meses do próximo ano. Relembram ainda que alguns benefícios permanecerão sendo pagos, otimizando ainda mais as estatísticas.

“Parece ser uma economia que estava crescendo perto de 1% ao ano há muito tempo e agora, no terceiro trimestre está mais perto de 2%”, afirma Luka Barbosa, economista do Itaú Unibanco.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.