Taxa de desemprego cai em outubro, mas ainda registra 12,4 milhões de pessoas

Taxa de desemprego sofre modificação, mas permanece desfavorável para o brasileiro. Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego atingiu 12,4 milhões de pessoas no trimestre de outubro, 0,2% a menos do que o período entre maio e julho.

Taxa de desemprego cai em outubro, mas ainda registra 12,4 milhões de pessoas sem emprego
Taxa de desemprego cai em outubro, mas ainda registra 12,4 milhões de pessoas sem emprego

A pesquisa revela que apesar do crescimento, os números ainda não seguem tão positivos. Segundo Adriana Beringue, analista do instituto, a taxa segue estatisticamente estável se levarmos em consideração o crescimento da menor população ocupada, ou seja, aqueles que trabalham de modo informal.

Ela pontua que esse grupo já soma mais de 94,1 milhões, representando um total de 0,5% (470 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior. Se comparado a 2018, o número na mesma época era de 1,4 milhões de brasileiros.

Leia também: Taxa do INSS sobre seguro desemprego já começou? Saiba aqui!

Já o total de desempregados apresentou uma redução de 202 mil, porém comparado ao ano passado contabiliza um aumento de 58 mil, quando o Brasil contava com 12,309 milhões de trabalhadores brasileiros desempregados.

Informalidade em evidência

Considerando a atual situação econômica e trabalhista do país, inúmeros brasileiros vêm buscando por métodos informais de garantir o sustento. Tal iniciativa relevou um crescimento considerável nos dados do IBGE que apresenta uma recuperação gradual ao longo de 2019.

Bringue explica que o crescimento das demissões por parte das empresas acaba acarretando na procura por novas formas de ter uma renda. Como a descoberta do empreendedorismo, do freelancer e das atividades como autônomo.

“Isso já está consolidado. Não tem como a gente não observar esse movimento de alta da informalidade. Quando abrimos a análise, vemos que o emprego sem carteira assinada e o trabalho por conta própria são os que mais impulsionam esse movimento”, destacou.

Estatísticas do IBGE sobre o desemprego

Atualmente, o número de trabalhadores sem carteira assinada é de mais de 280 mil pessoas, resultando em um crescimento anual de 2,4%. Já quem trabalha por conta própria soma mais de 24,4 milhões de pessoas, mais de 913 em comparação ao ano passado.

Quanto à taxa de informalidade no mercado, ela ficou em 41,2%, o que quer dizer que cerca de 38,8 milhões de brasileiros estão trabalhando sem registro. Por fim, aqueles que estão trabalhando de carteira assinada representam 33,2 milhões de pessoas.

Segundo o IBGE, a diminuição de 0,2% na taxa de desemprego é a primeira queda desde o começo de 2019. Os dados pontuam que entre maio e julho, o índice era de 11,8%. Já no trimestre encerrado em outubro do ano passado, a taxa foi de 11,7%.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.