Editada medida que auxilia pescadores atingidos com óleo nas praias

Após manchas de óleo nas praias serem encontradas por diversas regiões do país, o Governo Federal anuncia uma Medida Provisória (MP) para indenizar os pescadores das regiões danificadas. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (29) por meio de uma publicação no Diário Oficial da União. O valor do auxílio é de R$ 1.996 e será pago em duas parcelas iguais.

Editada medida que auxilia pescadores atingidos com óleo nas praias
Editada medida que auxilia pescadores atingidos com óleo nas praias

Segundo o texto da MP, terão direito de receber a quantia todos os pescadores profissionais artesanais que trabalhem nas praias afetadas. O processo para autorizar a retirada do benefício ainda não foi informado pelos administradores públicos.

Entretanto, divulgaram que após a data de liberação do pagamento os beneficiários terão até 90 dias para poder retirar o dinheiro.

Leia também: Taxa do seguro desemprego inclui benefício pago aos pescadores

A medida ainda está em processo de aceitação e pode não entrar em vigor. Para ser consolidada, é preciso que o Congresso Nacional a aprove durante os próximos 120 dias, caso contrário perderá sua validade.

Durante o tempo de análise, os parlamentares poderão ainda alterar ou reajustar seu texto.

Segundo dados do Ibama, liberado nessa última quinta-feira (28), as regiões atingidas já contabilizam mais de 800 praias somente no Nordeste. Além disso, as manchas apareceram também no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O primeiro caso com óleo nas praias ocorreu no dia 30 de agosto. A Paraíba foi a primeira cidade onde se encontrou vestígios do resíduo. Desde então, Pernambuco, Bahia, Maceió, Sergipe e demais regiões foram gravemente afetadas.

Sociedade em estado de alerta com o óleo nas praias

Para amenizar os efeitos da tragédia a sociedade civil criou grupos de intervenção que tinham como objetivo retirar as manchas que chegaram nas areias e corais. Durante semanas foram realizados plantões de monitoramento para poder conter a situação.

Além disso, instituições como o Ibama, Marinha, Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) vem realizando pesquisas para medir o impacto do desastre.

Decisão do governo

Segundo o Ministério da Agricultura, a medida que concede o benefício para os pescadores tem como objetivo ajuda-los financeiramente, tendo em vista que durante os próximos meses terão a pesca comprometida.

Sobre o consumo dos pescados, o Ministério da Saúde, Agricultura e Pecuária informaram que ainda não se sabe exatamente os riscos e também a dimensão no caso. De modo que não sabem informar se é seguro ou não consumir tais alimentos que tiveram contato com o óleo nas praias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.