Começou! Nessa sexta-feira (29), milhares de brasileiros estarão conectados com os descontos da Black Friday. Trata-se do evento mais importante no calendário varejista, responsável por movimentar milhões na economia nacional. Esse ano espera-se que haja um crescimento de 4% em comparação a edição de 2018. As principais ofertas estarão disponíveis até a meia noite de hoje.
Essa é a 10ª edição na Black no Brasil. Inicialmente, a ação foi desenvolvida nos Estados Unidos, mas acabou conquistando o bolso da população nacional.
Segundo dados levantados pelo Boa Vista SCPC, o crescimento de vendas em 2019 está associado ao pagamento de alguns benefícios governamentais, como o saque-imediato, 13º salário e 13º do Bolsa Familia.
Com a liberação dos recursos para somar na carteira do trabalhador, acredita-se que haverá um crescimento na intenção de compras de todos.
Leia também: Black Friday financeiro: empresas aderem a promoção
Estudos da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) ouviram 1.230 consumidores e 35% alegaram desejar comprar mais do que no ano passado. Nos demais, 23% planejam comprar menos e 20%, a mesma quantidade.
Ao todo, 50% dos entrevistados demonstraram entusiasmo para cair nas compras. 39% afirmaram que desejam adquirir algum produto, mas de forma consciente e levando em consideração a qualidade dos descontos e apenas 11% disseram não querer comprar nada.
Espera-se que cada comprador gaste em média R$ 1.132. Entre os produtos mais procurados estão roupas, eletrodomésticos, eletrônicos e calçados.
Lojas físicas ganham destaque na 10° Black Friday
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, esse ano será a primeira vez em que o número de vendas em lojas físicas estará igual às vendas no mundo digital. O estudo afirma que houve um comportamento por parte do consumidor que agora encara as promoções de forma mais segura.
A migração para as lojas físicas está associada às fraudes que ocorrem nas entregas dos sites, atraso, produtos danificados e até mesmo marcas fantasmas acabaram assustando alguns clientes.
Atentos as mudanças, inúmeras marcas aderiram à modalidade compre e retire. Por meio dela o consumidor pode entrar no site, escolher seu produto, efetuar a compra e retira-lo em loja. Nomes como o Carrefour, Lojas Americanas, Nagem, entre outros, estão oferecendo esse serviço.