Campanha da maquininha de cartões Rede Itaú é suspensa na justiça

O Grupo Rede Itaú precisa acertar as contas com a justiça. Graças a campanha que tem como objetivo zerar a taxa de antecipação dos cartões de créditos para as empresas que usam a maquininha Rede, o Itaú vem enfrentando embates judiciais. Na última semana, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vetou a ação das marcas sob cobrança de multa.

Campanha da maquininha de cartões Rede Itaú é suspensa na justiça
Campanha da maquininha de cartões Rede Itaú é suspensa na justiça

A ação vem sendo enfrentada na justiça desde o mês de outubro sob acusação de anticompetitividade. Isso porque o Itaú, dono da maquininha Rede, vem oferecendo condições exclusivas para os clientes de sua própria credenciadora.

Na última assembléia, por quatro votos a três, o Cade rejeitou o recurso do Itaú para poder manter a campanha. Segundo o órgão de defesa da concorrência, trata-se de uma ação desleal para com os demais concorrentes do mercado que pode impactar no cenário comercial.

Saiba também: Mercado Pago aposta em maquininhas de cartão; veja opções

Procurados para dar uma explicação do caso, o Itaú emitiu uma nota informando que sua ação não se diferencia das demais adotadas por seus concorrentes. O banco alega que há uma decisão judicial favorável a Rede e que a marca, por sua vez, reforça seu compromisso para com seus clientes.

“Estamos convictos da importância da nova política comercial da Rede, que desonerou o setor produtivo e maior empregador, equiparou o prazo de liquidação aos padrões internacionais, incrementou a concorrência e beneficiou o pequeno e médio empreendedor”, afirmou a empresa.

De onde veio a acusação à Rede Itaú

Após lançar a campanha de isenção de taxas para os clientes que utilizarem a maquininha Rede, o Itaú foi obrigado a comparecer à justiça. O órgão de defesa da concorrência recebeu uma denúncia informando que ambas as marcas estariam realizando infrações no que diz respeito as medidas do mercado.

Segundo os ofícios do caso, o Itaú foi acusado de desenvolver campanhas comerciais abusivas. Mediante as declarações, a marca foi obrigada a suspender a ação sob uma multa de R$ 500 mil por dia. Porém, conseguiu reduzir o valor para R$ 250.

Assinada pela Secretaria-Geral, a liminar exigia que o Itaú retirasse os anúncios publicitários veiculados em suas redes sociais e demais portais de comunicação. Além disso, deveria interromper a obrigatoriedade de ter uma conta da agência para poder obter descontos ao utilizar a Rede.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.