Black Friday 2019 traz promessa de sucesso para lojas físicas

Parece que a Black Friday 2019 será destinada aos lojistas com pontos físicos. Pesquisas realizadas pelo Google revelam que apenas 38% dos consumidores alegaram que irão comprar em lojas online, enquanto os demais estarão focados nas ofertas presenciais. Há 10 anos no calendário comercial brasileiro, essa é a primeira vez em que as compras em lojas físicas ganham destaque.

Black Friday 2019 traz promessa de sucesso para lojas físicas
Black Friday 2019 traz promessa de sucesso para lojas físicas

Marcada para essa sexta-feira (29), a Black Friday já vem movimentando inúmeros sites de grandes marcas como Amazon, Boticário, Mac, Latam, entre outras. Porém, apesar dos descontos tentadores, os consumidores seguem aguardando o dia para poder adquirirem seus produtos.

Os estudos feitos pelo Google informam que 25% dos clientes vão fazer suas compras em mais de um canal. Se compararmos ao ano passado, o valor era apenas de 7%.

Notícia relacionada: TOP 5: melhores ofertas da Black Friday

Os números de venda devem aumentar ainda mais graças a liberação de auxílios governamentais, como o saque imediato do FGTS, no valor de R$ 500 à R$ 1000 a depender do beneficiário e também com a liberação do 13º.

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), espera-se que seja injetado cerca de 3 bilhões na economia nacional, que contabilizará uma alta de 18% sobre o desempenho do ano passado.

Mudanças de comportamento na Black Friday 2019

O levantamento do Google mostra que há ainda mudanças no comportamento dos compradores. Ao contrário das edições anteriores onde ficava-se perdido em meio a tantas ofertas, 69% dos brasileiros já sabem exatamente o que desejam comprar e registraram um gasto médio de R$ 1.300.

Os consumidores agora passam a investigar mais os preços, tendo uma noção média do quanto precisarão gastar. Além disso, muitos alegaram que vieram realizando pesquisas no mercado para evitar cair em fraudes, como produtos com valores muito acima do mercado que são ‘descontados’ durante a Black Friday.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), uma compra de algo na Black Friday começa muito antes do dia da ação, seja por parte dos lojistas os dos clientes.

Nove a cada dez consumidores já veem realizando busca de preços há meses para poder confirmar se o que desejam esta de fato em promoção.

Quanto às buscas das ofertas, 40% afirmaram que olhariam os preços no mesmo mês da Black Friday, 28% fariam pesquisa com um mês de antecedência e 11% até dois meses  antes. Outros 13% só devem verificar preços no dia do evento, segundo a pesquisa.

Pronta entrega

Outro ponto que promete ser positivo para os donos de lojas físicas é a pronta entrega. Os clientes que forem até os centros de compra estarão buscando por seus produtos de forma imediata, fugindo das elevadas cobranças de frete e atrasos no envio.  3

9% dos entrevistados afirmaram que a opção de retirada na loja é um dos pontos cruciais na hora de decidir onde comprará o produto.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile