Na semana da Black Friday lojas iniciam maratona de descontos

Varejistas ansiosos. Essa semana acontece uma das datas mais importantes do calendário comercial, a Black Friday. Marcada para essa sexta-feira (29), a última do mês de novembro, o evento promete índices de venda ainda maiores do que 2018 e já vem movimentando diversos shoppings e demais centros de compra.

Na semana da Black Friday lojas iniciam maratona de descontos
Na semana da Black Friday lojas iniciam maratona de descontos

Apesar de a data oficial ser apenas no fim da semana, inúmeras marcas já estão liberando descontos para atrair os clientes. As promoções vêm surgindo como uma espécie de corrida e têm como prêmio final um faturamento que pode significar até o dobro se comparado aos demais meses do ano.

Segundo pesquisas realizadas pela Ebit, 89% dos brasileiros deixaram de comprar durante o mês de setembro para poder aproveitar as ofertas. Eletrônicos, eletrodomésticos, vestuário. A expectativa é de garantir os mais diversos produtos com preços bem abaixo do mercado.

Notícia relacionada: Durante Black Friday Banco Inter oferece cashback em dobro

Entretanto, é preciso estar atento as “ofertas” realizadas ao longo dessa semana. Fabio Carneiro, head comercial da Promobit, enfatiza que diversas marcas oferecem falsos descontos, antes mesmo da Black Friday, apenas para garantir seu lugar na corrida de vendas.

“Se apropriar do nome Black é um importante chamariz para promoções fortes no mês. Outro fator que influencia esse movimento é uma estratégia de muitos varejistas de adiantarem suas promoções para não terem que concorrer com players maiores e que conseguem trabalhar com uma margem menor”, diz.

Segundo um levantamento da Promobit, a maioria dos descontos realizados na semana que antecede a Black Friday não valem a pena. Os dados relevam que há, em alguns casos, uma redução mínima dos valores, de 1562 na média mensal de 2019 para 1536 neste ano.

Vejam as marcas que já estão em clima de oferta da Black Friday:

Latam

Desde a última sexta-feira, a companhia aérea está ofertando descontos em passagens, pacotes e pontos. Entre as estratégias utilizadas, a marca vem pedindo para que seus clientes informem quais os destinos devem ganhar preços especiais.

Mac

Uma das maiores redes de maquiagem, a Mac está com descontos de até 50% em diversos produtos, estejam eles em suas lojas físicas ou online. Além disso, compras acima de R$299 estão garantindo brindes extras.

Netshoes

Para sair na frente, a marca aderiu ao Black November, oferecendo descontos de até 80% em seus produtos. Quem fizer compras acima de R$ 99 não precisa pagar frete.

Casas Bahia

Além de já estar com produtos em desconto, a marca fixou um preço máximo em seu frete que fica por R$ 9,99 para qualquer compra e endereço.

Magazine Luiza

Vem se destacando por meio do aplicativo que oferece descontos exclusivos para os clientes cadastrados. A campanha intitulada Toda Black vem acontecendo desde o inicio do mês.

Americanas.com

Conhecida por suas ofertas, as Americanas já está oferecendo descontos de até 60% em seu site. Chamada de Red Friday, a campanha conta com cupons de descontos e uma seleção de produtos com preços abaixo do mercado no aplicativo.

Pão de Açúcar

A rede de supermercado está dando 30% de descontos em cervejas e 50% em outras bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Carrefour

Os clientes da rede estão aproveitando compras com até 50%, frete grátis e parcelamento em até 12 vezes sem juros.

Mercado Livre

A campanha Novembro Black conta com produtos com até 70% de descontos e entrega em todo o Brasil.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.