Tabela de pagamento INSS: consulte próximas datas do calendário

Os segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão ou auxílio-doença têm seus pagamentos creditados conforme uma data estabelecida pela tabela de pagamento INSS. Anualmente o INSS publica, antes do final do ano, o calendário com as datas em que serão pagos os benefícios no próximo ano.

Tabela de pagamento INSS: consulte próximas datas do calendário
Tabela de pagamento INSS: consulte próximas datas do calendário

Cerca de 34 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir a data de depósito dos benefícios ao longo de todo o ano.

Para acompanhar o dia do pagamento, o segurado precisa saber o número do seu benefício. Os benefícios do INSS são compostos por uma numeração de 10 dígitos e são gravados no cartão de saque. O número que deve ser observado pelo segurado é o penúltimo, desconsiderando o dígito.

Leia também: Pagamento dos benefícios do INSS recebem novas regras

Além disso, o beneficiário deve observar o valor que recebe, se é um salário mínimo ou mais. Já que, aqueles que recebem um salário mínimo são pagos antes.

Confira a tabela de pagamento, a primeira parte são para os beneficiários de um salário mínimo e a segunda para os que recebem mais do que o piso federal:

Fonte: INSS

No mês de novembro o pagamento começará na próxima segunda-feira (25) e seguirá até o início do mês de dezembro.

O prazo para o saque do benefício com cartão é até o final do mês seguinte, ou seja, um prazo de 60 dias. Caso o segurado não realize o saque neste período, o dinheiro é devolvido para o INSS.

Se o banco extornar o dinheiro para o INSS, é necessário que o beneficiário solicite novamente o depósito por meio do aplicativo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135.

No aplicativo é necessário que o beneficiário informe os dados pessoais, como RG e CPF, além de informações opcionais como endereço de e-mail e número de telefone. O beneficiário deve inserir ainda, o nome da mãe, seu dia de nascimento e o mês.

Caso o dia do recebimento do benefício caia em dia de feriado, o benefício será pago no próximo dia útil.

Os idosos com 65 anos de idade ou mais e as pessoas portadoras de deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), também devem seguir a tabela de pagamento INSS.

Para realizar a consulta das datas o segurado pode entrar no site do INSS ou realizar a consulta pelo aplicativo.

Sair da versão mobile