Motoristas brasileiros passarão a contar com novidades no aplicativo da CNH Digital. A partir de agora, a ferramenta possibilitará que as montadoras notifiquem os proprietários dos carros, indicando os defeitos e riscos dos recalls registrados. A novidade foi compartilhada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Salão Duas Rodas, na última segunda-feira (18).
Disponível na versão IOS e Android, o app também passará a contar com avisos sobre o vencimento da validade da CNH. Trinta dias antes do prazo final, o motorista será notificado de modo que possa atualizar o documento.
Leia também: Mudanças na emissão da CNH podem baratear primeira habilitação
Além disso, será possível realizar o pagamento de multas com até 40% de desconto. Anteriormente, o usuário conseguia apenas conferir as infrações em aberto. Entretanto, o órgão afirma que a partir de 2020 será possível quitar o débito de forma mais rápida e prática.
Segundo o Denatran, o Brasil conta com cerca de 10 milhões de recalls registrados e apenas 43% desses chamados são atendidos pelos donos dos automóveis. A gerência do departamento explica que, a partir das notificações no próprio celular espera-se que haja uma redução nessa taxa.
Com a nova função, a CNH digital atualizará o motorista sobre o risco de não realizar os reparos solicitados, fornecerá os contatos da central de atendimento responsável, entre outras funções. A ideia é que o proprietário possa ir até a concessionária mais próxima e regularizar o veiculo de forma gratuita, conforme garante a lei.
Uma das causas responsáveis pela atualização diz respeito a uma portaria, assinada pelos ministérios de Infraestrutura e da Justiça, em julho deste ano, na qual determinou a criação do Serviço Nacional de Registro e Notificação de Recall de Veículos.
A medida entrou em vigor desde o dia 1 de outubro e visa promover uma comunicação mais rápida entre o recall e o dono do veiculo.
Saiba como tirar a CHN Digital
Para tirar a versão digital é preciso, antes de tudo, obter o documento impresso atualizado. Quem está com uma versão antiga tem que solicitar uma segunda via no Detran.
Na sequência, basta ir ao Portal de Serviços do Denatran e efetuar o cadastro. Nele serão pedidos os dados pessoais como, número da carteira, informações do veículo, etc.
Ao concluir o cadastro o motorista deve ir até o Detran onde emitiu sua carteira, confirmar os dados e autorizar a versão digital. Por fim, basta baixa o aplicativo no celular e começar a utilizá-lo.