Boas notícias para os moradores do Espírito Santo que estavam tentando dar entrada no programa CNH Social. Nessa segunda-feira (18), o Detran/ES divulgou a lista de suplentes aprovados na segunda chamada. Somente este ano, foram realizadas mais de 107 mil inscrições que contaram com cerca 5 mil candidatos aprovados.
Divulgada às 14h, a lista consta o nome de todos que agora precisam dar inicio a fase de protocolo para registrar sua classificação. Para isso, é preciso acessar o link da CNH Social e dirigir-se até a área matrícula online. Nela será possível fornecer todos os dados pessoais como nome, RG, CPF, carteira de habilitação, entre outros.
Leia também: Mudanças na emissão da CNH podem baratear primeira habilitação
Ao todo, 675 candidatos foram contemplados nesse momento e precisam estar atentos aos prazos para não perderem o benefício.
Além de efetuar a matricula online, é necessário ir até o CFC, fazer a coleta biométrica em uma das unidades do Detran, solicitar o exame Toxicológico no laboratório credenciado (no caso de candidato a categoria D ou E) e concluir os Exames Médico e Psicológico.
Para a efetivação do benefício, todas as atividades devem ser feitas dentro dos próximos 15 dias, já em vigor a partir de hoje (19). Aqueles que não conseguirem cumprir o solicitado estarão automaticamente desclassificados e perderão a oportunidade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita.
Segundo o diretor-geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, a ação tem como objetivo possibilitar que todos possam ter acesso a carteira de motorista. Ele afirmou que, com todas as vagas preenchidas o órgão obtém um maior sucesso na obtenção da CNH.
Lista de suplentes da CNH Social
Pela primeira vez o programa realizou um segundo chamado para suprir as vagas não preenchidas anteriormente. No começo do ano, foram convocados 557 suplentes, entretanto devido ao não cumprimento dos prazos e medidas estabelecidas muitos perderam a candidatura, possibilitando uma segunda lista.
“Para não perdermos essas vagas e beneficiarmos mais pessoas, incluímos pela primeira vez a lista única de espera, que oferece melhor aproveitamento do programa e mais oportunidades para os inscritos. Além desta novidade, nesta edição aumentamos o número de vagas para as categorias profissionais, porque queremos que as pessoas de baixa renda de todo o Estado tenham um requisito a mais para buscarem emprego, conquistarem independência e autoestima. Foram 5.000 vagas em duas fases do programa até agora e, até 2022, o Governo do Estado, por meio do Detran|ES, vai ofertar um total de 25 mil carteiras de motorista para promover inclusão social”, afirmou Givaldo Vieira.