Aqueles que se beneficiam do programa Bolsa Família, além, do auxílio na renda, agora, podem fazer a solicitação de uma linha de crédito conhecida como microcrédito. O empréstimo Bolsa Família pode ser solicitado nas agências da caixa, porém é necessário que o dinheiro seja usado para empreendimentos ou melhoria das condições do grupo familiar.
O empréstimo do Bolsa Família faz parte do Plano Progredir, a linha de crédito chamada de microcrédito foi lançada pelo governo de Michel Temer, no ano de 2017.
Leia também: Em dezembro Bolsa Família vai fazer dois pagamentos
A ideia do programa Progredir é ajudar na ampliação de renda com o desenvolvimento de pequenos negócios ou em melhorar as condições de moradia e educação de sua família.
Para ter acesso ao empréstimo do Bolsa Família há alguns pré-requisitos, necessário possuir uma renda, além do que é recebido pelo programa. Essa renda precisa ser validada em carteira assinada e com comprovante de renda.
É preciso ter ao menos 18 anos completos ou ser emancipado, o nome não pode estar incluso no SPC ou Serasa, e permitir que um fiscal do programa realize uma visita em sua casa. Em alguns casos o solicitante precisa de um fiador para conseguir o empréstimo.
Caso o beneficiário queira participar do plano progredir, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, depois disso é acessar o portal do progredir, se cadastrar e solicitar o crédito.
Para solicitar o empréstimo é necessário que o beneficiário vá até uma agência da Caixa, lá o cliente saberá se pode ou não pegar o empréstimo. Em seguida, agendar a visita de um representante do empréstimo em sua casa, caso seja necessário o solicitante deve estar acompanhado de seu fiador.
Após a visita do agente, é preciso aguardar mais 8 dias, para que seja feita a análise do crédito.
Se aprovado, espere a liberação do empréstimo que foi solicitado. Assim que o dinheiro for liberado ele estará disponível para saque.
O valor mínimo de crédito é de R$300 e o limite para os beneficiários é de até 15 mil reais, a taxa de juros é cobrada de acordo com o banco que conceder o empréstimo ao beneficiário.
Atualmente, os bancos que oferecem o empréstimo Bolsa Família são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia.