FGTS para financiar ensino superior? Veja se é possível

Mais mudanças no saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O benefício que até então era autorizado mediante condições específicas como caso de morte, doença ou compra de um imóvel, agora poderá ser retirado para pagar cursos de educação superior ou cirurgias consideradas essenciais para a saúde do beneficiário.

FGTS para financiar ensino superior? Veja se é possível
FGTS para financiar ensino superior? Veja se é possível

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14), após a aprovação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. O texto explica que trabalhadores que desejem realizar um curso superior ou precisem submeter-se a cirurgias de emergência que, caso não realizada, comprometa sua saúde, podem retirar o benefício acumulado em suas contas.

Saiba também: Multa de 10% do FGTS é extinta em novo programa do governo

A medida ainda precisará passar por um processo de análise na Câmara dos Deputados, exceto se houver algum recurso solicitado que o Senado tome a decisão final. Para ser validada, precisa que a maioria simples dos parlamentares aprovem a proposta.

Liberações inesperadas

Apesar da grande movimentação nos últimos meses por causa do saque-imediato, autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro, o saque do FGTS normalmente precisa seguir alguns protocolos responsáveis por autorizar a retirada.

O trabalhador que passar por algum acidente, esteja com doenças graves, tenha sido demitido sem justa causa, esteja desempregado há 3 anos, acima dos 70 anos, entre outras condições, pode solicitar a retirada do benefício.

O pedido deve ser feito em uma agência Caixa através do Conectividade Social. É preciso apresentar toda a documentação pessoal, empregatícia e demais dados que comprovem a situação capaz de liberar o saque. O prazo de pagamento é de até 5 dias.

Veja todas as possibilidades de saque segundo o Portal do FGTS:

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile