Na última sexta-feira, a Receita Federal autorizou a consulta para aqueles que estão no sexto lote de restituição do IR. A decisão de antecipação foi tomada devido ao feriado de 15 de novembro, com o objetivo de não atrasar os processos. Esse lite contemplará as restituições residuais equivalentes aos anos de 2008 a 2018.
Segundo os dados fornecidos pela Receita Federal, 1.365.366 brasileiros terão seus créditos bancários realizados no próximo dia 18.
No total, R$ 207.186.130,72 estão destinados a 5.270 idosos acima de 80 anos, 32.641 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.673 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e 16.408 cidadãos com renda maior que o teto do magistério.
Veja a progressão da tabela:
Como consultar a restituição do IRPF
Para saber se foi incluso no sexto lote da restituição do IRPF, o contribuinte pode consultar sua situação com a Receita Federal pelo site ou aplicativo.
O acesso no site é simples, depois de entrar na página principal basta escolher “Consulta a restituição” e inserir o CPF do titular. O sistema vai informar se o pagamento será efetuado no próximo lote .
Quanto mais cedo foi enviada a declaração e pago o imposto, mais rápida é liberada a quantia de “troco”. Por isso, quem cumpriu com suas obrigações logo no início de 2019 já recebeu o valor da restituição.
Tempo válido da restituição
O contribuinte poderá retirar o valor da restituição do IRPF no banco por até um ano, o valor é depositado na conta corrente inclusa na declaração. Ao passar o prazo é preciso solicitar um requerimento via internet, conforme o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.
Há também a possibilidade de abrir um chamado diretamente no e-CAC ou no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Em caso de não recebimento, é preciso contatar pessoalmente alguma agência do Banco do Brasil para informar o ocorrido.
Ou entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), solicitando o agendamento do crédito em conta-corrente ou poupança, no nome do contribuinte.