Banco PAN é impedido de fazer empréstimo para aposentados

Atenção as transições bancárias realizadas sem consentimento. Na última semana, o Banco PAN teve suas ofertas de crédito bloqueadas ao ser acusado de enganar seus clientes. A medida tomada pela juíza Célia Ribeiro de Vasconcelos, da 6ª Vara Cível de Belo Horizonte, determina que a rede não disponibilize mais nenhum tipo de crédito aos clientes aposentados, seja diretamente ou via ligação.

Banco PAN é impedido de fazer empréstimo para aposentados
Banco PAN é impedido de fazer empréstimo para aposentados

Conforme consta nos autos do processo, liberados no site do Tribunal da Justiça mineiro, o banco estava concedendo créditos para os titulares sem solicitação e autorização dos mesmos.

Leia também: Banco PAN oferece taxas diferenciadas no financiamento de veículos

Chamado de “Telesaque”, o serviço estava descontando parcelas das aposentadorias recebidas pelo INSS, alegando que seria uma forma de pagar pelo empréstimo realizado.

Segundo a juíza, trata-se de uma ação de má-fé dos gestores bancários, uma vez em que muitos dos titulares das contas não faziam noção de que tinha sido autorizado um empréstimo em seu nome.

Por se tratar de uma decisão totalmente sigilosa e sem o conhecimento do trabalhador, ela põe em risco a segurança financeira dos clientes.

“Essas práticas indicam a violação do direito de informação previsto no Código de Defesa do Consumidor e violam a boa-fé contratual, pois induzem e até impõem aos consumidores contratações indesejáveis, sem que lhes sejam apresentados os reais contornos do negócio”, afirmou.

Célia pontuou que a decisão imediata foi realizada visando evitar maiores danos para aqueles que estão cadastrados no Pan. O cancelamento temporário das ofertas de crédito garantirá que novos aposentados sejam vítimas da ação.

É sabido que o público-alvo das abordagens noticiadas pelas autoras constitui parcela bastante vulnerável no cenário das relações de consumo. Geralmente, são de faixa etária mais avançada e muitos dependem exclusivamente da aposentadoria para sobrevivência.”

Realizada pelo Instituto Defesa Coletiva, pela Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e pela Defensoria Pública de Minas Gerais, a ação contará com uma audiência de reconciliação, marcada para o dia 19 de novembro. Nela, os gestores administrativos do Banco PAN precisarão justificar tal ato.

Segundo os órgãos responsáveis, esse tipo de prática deve ser recriminado imediatamente, uma vez em que vem prejudicando inúmeros clientes que não sabiam o motivo pelo qual haviam recebidos descontos em seu INSS.

Trata-se de uma falta de transparência por parte do banco, podendo ser considerada como uma espécie de fraude.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.