O ano de 2020 está chegando e com ele vem os impostos de início do ano, como o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). No estado do Paraná a previsão da divulgação da tabela de valores é até o mês de dezembro.
No estado do Paraná mais de 3,9 milhões de veículos emplacados deverão pagar o tributo. Está previsto que a divulgação da tabela com as alíquotas de aplicação sobre o valor venal do automóvel seja divulgada até o dia 15 de dezembro.
Leia também: IPVA 2020: Entenda porque Governo do RS recuou sobre decisão
Porém há uma forma de ter uma estimativa de quanto precisará desembolsar para o pagamento do IPVA 2020 Paraná. Basta consultar fazer a transferência de débitos no programa Nota Paraná, o portal utiliza uma tabela provisória para troca de créditos.
O Nota Paraná é um programa que devolve para o consumidor parte dos impostos recolhidos pelo estado em compras comuns. Basta solicitara a emissão da nota fiscal e inserir o CPF.
Os proprietários de veículos podem pedir a transferência do crédito da Nota Paraná para reduzir ou quitar o IPVA.
Essa transferência pode ser feita pelo site da Nota Paraná ou pelo programa do aplicativo que está disponível para Android e iOS.
Porém para a utilização, os créditos deverão estar na conta cadastrada com o mesmo CPF do proprietário do veículo.
Caso o contribuinte não tenha créditos para quitar o imposto, é gerado um boleto com o restante, para ser pago.
Agora, se o contribuinte tiver um valor maior que o tributo lançado, a diferença será devolvida na conta do Nota Paraná em janeiro.
Essa tabela é disponibilizada antecipadamente, pois o prazo para transferência desses créditos é feito antes da tabela oficial ser publicada.
Aqueles proprietários que pagarem à vista o imposto, terão um desconto de 3%. Já aqueles que desejarem parcelar, poderão pagar em até três vezes.
Os veículos que não pagam o IPVA 2020 Paraná são táxis, ônibus de transporte urbano, veículos de pessoas com deficiência, veículos para o transporte escolar, aqueles que foram fabricados a mais de 20 anos e os carros elétricos.
No ano de 2017, 39.267 veículos tiveram um abatimento de R$ 6,1 milhões no imposto, com os valores que tinham no Nota Paraná. Já no ano passado, foram 114.464 transferências de créditos que totalizaram R$ 13,2 milhões de desconto no imposto.