Boas notícias para aqueles que estão aguardando o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro (13º) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O beneficio começará a ser pago a partir do dia 25 de novembro, tendo como prazo limite o dia 6 de dezembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios. A primeira parcela do 13° salário do INSS foi paga em agosto.
Saiba os prazos determinados para cada grupo e quem terá o direito de realizar o saque no texto abaixo.
Leia também: Tabela do INSS: veja como consultar data de pagamento
Quem tem direito de receber o 13º salário do INSS
Segundo dados liberados pelo INSS, cerca de 30 milhões de aposentados e pensionistas poderão retirar a segunda parcela do abono anual. Aqueles que receberam, ao longo de 2019, benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário maternidade poderão desfrutar da quantia extra.
Entretanto, os beneficiários cadastrados depois de janeiro do ano passado, não poderão contemplar do valor total, recebendo apenas a quantia proporcional ao tempo de cadastro. Quem recebe auxílio-doença e salário-maternidade vai contar com o abono também proporcional ao período utilizado esse ano.
Não estão contemplados no pagamento do 13° salário do INSS aqueles que recebem os benefícios assistenciais, sendo estes: Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV.
Entenda a tabela de calendário de pagamento
Com início em 25 de novembro para quem recebe até um salário mínimo, o beneficiário, ao conferir a tabela, precisa estar atento aos dígitos de seu cartão, enumerados de 1 a 9. Cada numeral corresponderá a uma data de pagamento. Vale o último número antes do dígito.
O pagamento de 50% do 13° salário do INSS foi incluso na folha de novembro. Para consultar as datas de pagamento dos benefícios, acesse o portal portal Meu INSS ou confira a tabela abaixo:
Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 998 em 2019)
- Benefício com Final 1: crédito em 25/11
- Benefício com Final 2: crédito em 26/11
- Benefício com Final 3: crédito em 27/11
- Benefício Final 4: crédito em 28/11
- Benefício Final 5: crédito em 29/11
- Benefício Final 6: crédito em 2/12
- Benefício Final 7: crédito em 3/12
- Benefício Final 8: crédito em 4/12
- Benefício Final 9: crédito em 5/12
- Benefício Final 0: crédito em 6/12
Para quem ganha acima de um salário mínimo (mais de R$ 998)
- Benefícios com finais 1 e 6: recebem em 2/12
- Benefícios com finais 2 e 7: recebem em 3/12
- Benefícios com finais 3 e 8: recebem em 4/12
- Benefícios com finais 4 e 9: recebem em 5/12
- Benefícios com finais 5 e 0: recebem em 6/12