Trabalhadores podem solicitar Seguro Desemprego via internet; veja como fazer

O Ministério do Trabalho anunciou uma plataforma que permite aos trabalhadores demitidos solicitar o seguro desemprego de maneira online, sem a necessidade de comparecer presencialmente até o local de requerimento. O anuncio foi realizado durante a apresentação do Seguro-Desemprego Web, que ocorreu no auditório do Ministério, em Brasília.

Trabalhadores podem solicitar Seguro Desemprego via internet; veja como fazer
Trabalhadores podem solicitar Seguro Desemprego via internet; veja como fazer

Atualmente, os trabalhadores que são demitidos sem justa causa precisam fazer um agendamento para atendimento a um posto do Ministério do Trabalho para liberar a primeira parcela do benefício.

Após receber a documentação da empresa para encaminhar ao seguro-desemprego, processo realizado depois da demissão, o recém desempregado poderá fazer esse pedido pela internet.

Leia também: Seguro Desemprego para Pescador Artesanal; saiba como solicitar o benefício

A etapa agora conta com menos burocracia, tudo pode ser feito de forma digital. A ferramenta está disponível para ser acessada no Portal Emprega Brasil.

Para fazer a solicitação, o trabalhador deve entrar no portal e no canto direito selecionar “Entrar” para quem já tem login no Acesso do Governo, ou “Cadastrar” para os que desejam criar o seu acesso.

Ao obter login e senha no Portal, é preciso clicar na opção “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.

O solicitante será direcionado para um passo-a-passo com oito etapas: confirmação de dados do requerimento; atualização das informações do requerente; formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional); indicação de experiências profissionais mais relevantes; objetivos profissionais; pesquisa de vagas com seu perfil, se houver; cursos de qualificação; e por fim, confirmar a solicitação do benefício.

Caso esteja tudo certo, o benefício será concedido ao beneficiário em trinta dias. Em todod caso, o trabalhador precisará comparecer a um posto do Ministério do Trabalho para apresentar os demais documentos que comprovem a necessidade em receber o benefício.

De acordo com o Ministério do Trabalho, essa medida irá agilizar o atendimento e permitir que mais trabalhadores sejam atendidos diariamente. Já que o tempo gasto preenchendo o formulário de maneira presencial será transferido para o uso do Portal online. A expectativa é que a etapa presencial ocupe 15 minutos e não mais 30 minutos por pessoa, como era antes.

Outra vantagem oferecida por essa nova ferramenta é o prazo para o recebimento do benefício, que é de 30 dias, que começa a contar a partir da solicitação realizada pela internet.

Atualmente, em média são realizados 600 mil requerimentos de benefícios por mês.