Anualmente, é necessário realizar a declaração do Imposto de Renda (IR), e os beneficiários da Previdência precisam declarar um informe de rendimento do INSS que pode ser acessado via internet. O demonstrativo aceita consultas diretamente pelo site e não precisa da criação de senha, além de disponibilizar extratos de anos anteriores.

Informe de rendimento do INSS pode ser consultado na internet; acesse
Informe de rendimento do INSS pode ser consultado na internet; acesse

O extrato de pagamento mostra toda a movimentação de dinheiro realizada no último ano, o documento é emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e nele ainda consta todos os valores que foram depositados na conta beneficiário além dos empréstimo consignados eventualmente realizados.

Leia também: Benefícios do INSS podem ser solicitados por canais digitais

Todos os aposentados, e pensionistas do INSS devem realizar a prestação de contas e esclarecimentos à Receita Federal, todo o ano. Tanto para moradores do Brasil, quanto segurados que residem fora do país.

Porém, muitas pessoas ainda ficam confusas na hora de acessar as informações e podem perder o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda.

Para isso, veja as orientações sobre as duas formas disponibilizadas pela instituição par que seja feita a solicitação do informe de rendimento do INSS.

  • A primeira é pela internet e sem a necessidade de comparecer a uma unidade do INSS: Primeiro é necessário acessar o Portal do Meu INSS, selecionar a opção “Login” que está no canto superior direito da tela e realizar o cadastro. Se for o primeiro acesso, é necessário realizar um registro, para isso, é preciso clicar no botão “Login” e em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, criar sua senha segura e ao acessar o sistema, precisa escolher a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)” , que fica do lado esquerdo da página, e emitir o documento;
  • Outra forma é solicitando a impressão do extrato de maneira presencial, diretamente em uma agência. Para isso, é preciso agendar uma visita no portal Meu INSS e comparecer corretamente no dia e local marcados.

Na agência, alguns documentos são necessários para emitir o informe: procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se necessário e documentos pessoais do interessado com foto.