Uma das maneiras de facilitar a liberação da aposentadoria no INSS é realizar um pedido por escrito. Reduzindo o risco de atraso na concessão do benefício se esta solicitação for apresentada, o texto deve ser simples mas conter todas as informações necessárias.

Conheça dicas para facilitar liberação da aposentadoria do INSS
Conheça dicas para facilitar liberação da aposentadoria do INSS

Para quem ainda está em dúvida se todas as contribuições exigidas estão em dia, é possível informar no pedido que autoriza o INSS a atrasar, caso necessário, a data de entrada no requerimento. Quem fez o pedido via internet, há também a opção de enviar o requerimento pelo próprio site.

É obrigatório que a solicitação seja apresentada por escrito e quando o segurado não entrega o pedido pronto, ele preenche um formulário no posto, além disso, para facilitar a análise, a solicitação por escrito precisa informar: nome completo do segurado, número do CPF e nome correto do benefício.

Leia mais: Calculadora INSS: ferramenta indica em quanto tempo o trabalhador poderá se aposentar

O segurado pode ainda informar solicitações complementares:

  • Inclusão de vínculos de emprego que não aparecem no extrato do Cnis;
  • Autorização para o INSS mudar, se necessário, a data do requerimento;
  • Conversão de tempo especial em comum para cálculo da aposentadoria;
  • Autorização para que o INSS conceda o melhor benefício possível.

Os pedidos complementares ajudam o analista a decidir em casos de dúvidas sobre a solicitação. Outro ponto importante são as informações apresentadas no pedido, as quais precisam estar embasadas por documentos. A assinatura é solicitada quando o pedido por escrito é entregue em uma agência da Previdência.

Não é necessário que o pedido ao INSS informe o número do benefício solicitado ou a legislação, para os analistas do instituto, o mais importante é que o nome do benefício esteja escrito de maneira correta.

Já quem escolhe em fazer o pedido da aposentadoria do INSS pelo site pode anexar cópias de documentos, que devem ser feitas, por exemplo, por meio de fotografia com o telefone celular, ou escaneando com uma máquina própria.

Outra alternativa é escrever os detalhes no campo de comentários do requerimento. O pedido por escrito realizado pela internet não garante e não impede a concessão automática, porém a medida pode evitar o indeferimento ou o erro em uma concessão feita à distância.