Depois que a reforma da Previdência foi aprovada no último dia 22, os trabalhadores precisaram entender quais as novas regras previstas para os direitos previdenciários. Ainda em fase de transição, a aposentadoria é a principal questão a ser discutida. Para ajudar a descobrir quanto tempo falta para solicitar o direito, basta acessar a calculadora INSS disponibilizada pela próprio Instituto.

Calculadora INSS: ferramenta indica em quanto tempo o trabalhador poderá se aposentar
Calculadora INSS: ferramenta indica em quanto tempo o trabalhador poderá se aposentar

A ferramenta está disponível no portal Meu INSS, e também pode ser acessada no aplicativo com mesmo nome. Baixando nas lojas App Store para sistema operacional IOS, ou Google Play para aparelhos Android.

Para saber todas as informações sobre o tempo necessário para solicitação da aposentadoria, o usuário precisa inserir informações sobre as suas contribuições e tempo de serviço. Já que é com base nesses dados que o sistema calcula a carência a ser cumprida, conforme as regras estabelecidas.

Leia mais: Aposentadoria do INSS vai subir com reajuste no teto de 2020

Até que a reforma seja sancionada pela presidência, o que deve acontecer no início de dezembro. O acesso a calculadora do INSS ainda vai trazer informações sobre as regras atuais, sem sofrer as modificações estabelecidas na reforma.

Depois de deferida a nova Previdência é que todo o sistema vai ser alterado para atender as regras que entrarão em vigor. Vale dizer, que a ferramenta do portal funciona como um simulador e traz os resultados com base no que o usuário informa.

Para ter certeza se cumpriu com o tempo mínimo para aposentadoria, o trabalhador deve comparecer até uma agência do INSS ou consultar suas condições no portal. O pedido é feito com a entrega de todos os documentos que comprovem estar de acordo com as regras.

Com as novas exigências, os homens poderão se aposentar com 65 anos e as mulheres com 62 anos. Cumprindo no mínimo 15 anos de contribuição para as mulheres e 20 anos para os homens.

Veja como acessar a calculadora do INSS:

  • Acesse o portal Meu INSS e clique na opção “Simular Aposentadoria” escolha entre “Aposentadoria por Idade” ou “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”;

  • Aposentadoria por idade, preencha os dados e selecione “Calcular”;

  • Aposentadoria por tempo de contribuição, informe os dados e selecione “Calcular”.

Criando login no portal os resultados são ainda mais concretos, pois o sistema acessa as informações do trabalhador contidas no banco de dados da Previdência.