Phishing, que significa a “pescaria”, é um tipo de golpe para roubar as informações pessoais de usuários na internet. Um dos golpes mais comuns atualmente e que rouba informações como nome completo, CPF, números ou senhas e qualquer outra informação que possa ter algum valor para os golpistas.

Sabe o que é phishing? Conheça um dos golpes mais comuns da internet
Sabe o que é phishing? Conheça um dos golpes mais comuns da internet

A principal característica para os golpistas conseguirem as informações é colocar links em arquivos. As pessoas entregam as informações pensando acessar sites oficiais, ou utilizando um tipo de arquivo que ao clicar,  facilita o roubo de dados. Mas o phishing pode ocorrer de várias formas e algumas delas são mais corriqueiras, utilizando mensagens instantâneas que pedem para clicar em links suspeitos.

Saiba também: Vai sacar o FGTS? Caixa alerta para golpes envolvendo o benefício

Ainda existem os mais complexos que são as páginas inteiras que imitam muito bem os sites de bancos e outras instituições, esses ataques estão cada vez mais sofisticados. Os golpistas estão mandando mensagens muito convincentes, que podem facilmente enganar as pessoas.

Entenda melhor cinco tipos de ataques phishing:

Scam: os criminosos tentam induzir a pessoa a fornecer suas informações pessoais. O contato pode ser feito por telefone, email, sms ou até mesmo pelas redes sociais.

Blind Phishing: os criminosos disparam via e-mail páginas com armadilhas, e contam com a “sorte” de que algum usuário possa acessar.

Spear phishing: os criminosos atacam algum grupo específico, pode ser as contas de clientes de uma determinada empresa ou até contra funcionários do governo.

Clone phishing: os criminosos clonam um site original para atrair os usuários e pedem informações sigilosas dos usuários, após receber as informações eles direcionam os usuários para a página original.

Whaling: os criminosos miram executivos de alto nível ou personalidades importantes, e realizam o golpe utilizando o nome da empresa para qual tais pessoas trabalham.

Por isso, para se proteger do phishing é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo:

  • Verifique o remetente do e-mail;
  • Não clicar em links adicionados a e-mails que não foram solicitados;
  • Não abra anexos em e-mail que você não solicitou;
  • Não forneça as suas informações pessoais a ninguém;
  • Não baixe/execute arquivos que não foram solicitados;
  • Verifique sempre o endereço do site;
  • Tenha o seu navegador atualizado;
  • Utilize atualizações de segurança;
  • Tenha um antivírus atualizado no seu computador.