Cartão Cidadão possibilita acesso aos benefícios trabalhistas; veja como emitir

Você sabe o que é o Cartão Cidadão e para que ele serve? Trata-se de um cartão registrado na Caixa, cuja finalidade é facilitar o acesso a benefícios como o FGTS, seguro desemprego, rendimento do PIS e abono salarial. Por meio dele, o cidadão pode receber e sacar seus direitos trabalhistas de forma mais ágil e segura.

Cartão Cidadão possibilita acesso aos benefícios trabalhistas; veja como emitir
Cartão Cidadão possibilita acesso aos benefícios trabalhistas; veja como emitir

Seu cadastro pode ser feito em qualquer agência do banco nacional, apresentando os seguintes documentos:

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP;
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Leia mais: Caixa e BB depositam abono salarial PIS/PASEP; confira data de pagamento 

Aqueles que desejarem resolver pelo celular, basta ligar para o número 0800-726-0207, informar os dados da mesma documentação citada e aguardar os 15 dias, tempo estimulado para receber o cartão no endereço fornecido.

Como consultar o saldo?

Com o cartão em mãos, o cadastrado pode realizar consultas tanto presencialmente quanto online. No caso da consulta presencial, basta dirigir-se a uma agência apresentando um documento oficial com foto. As agências Caixa possuem atendentes e senhas especiais para este serviço, otimizando o tempo de espera em filas.

Já quem desejar fazer online, basta acessar o site da Caixa, criar um cadastro a partir dos documentos pessoais e registrar sua conta. Feito o login, basta clicar na opção “consultar saldo do cartão cidadão”. Aqueles que já estão registrados, podem acessar apenas completando os campos informacionais solicitados com o número do PIS/PASEP.

Minha senha foi bloqueada, o que faço?

Em caso de bloqueio é necessário ligar para a central de atendimento (0800 726 0207) do cartão cidadão, informando o número do RG, CPF e do cartão. A atendente perguntará datas de aniversário e demais informações para comprovação dos dados e na sequência autorizará o desbloqueio. Para concluir o processo, é necessário ir até uma unidade Caixa ou Lotérica e refazer o cadastramento com uma nova senha.

Perdi meu Cartão Cidadão, como solicitar a segunda via?

Em caso de roubo, perda ou danificação, o cadastrado deve dirigir-se até uma unidade caixa apresentando o número do NIS OU PIS/PASEP, junto ao CPF e documento original com foto e solicitar um novo cartão. O serviço também pode ser feito por meio de ligação, no mesmo número citado acima.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.