Categorias: Renda Últimas Notícias

Empresários que pagaram impostos a mais podem ser compensados; Veja se é seu caso

Diante de um sistema tributário tão complexo, muitas empresas acabam por, infelizmente, declarar os seus impostos de maneira incorreta. E isso gera uma série de transtornos para o negócio.

Em casos de pagamentos menores do que o devido, por exemplo, o contribuinte se expõe à sanções e procedimentos fiscais da Receita Federal.

Mas, o que acontece quando o pagamento foi feito em um valor superior? É possível recuperar o que foi pago mais?

A resposta é: sim!

Se um empreendedor declarou seus tributos a mais, ele pode recuperar essa diferença de duas formas: solicitando a compensação, ou a restituição. E isso também vale para optantes pelo regime do Simples Nacional.

Como a restituição é um processo bastante burocrático, a maioria dos contribuintes prefere solicitar a compensação dos créditos tributários.

No texto de hoje, iremos responder as principais dúvidas sobre o processo de solicitação de compensação de tributos no Simples. Confira:

Como solicitar a compensação?

O processo de solicitação é bem simples e prático. Ele é totalmente eletrônico, não exigindo o comparecimento a nenhum órgão, o que toma menos tempo dos contribuintes.

Tudo que se deve fazer é acessar o aplicativo Compensação a Pedido, disponibilizado no Portal do Simples Nacional. Lá, será possível preencher os formulários da solicitação. O processamento do pedido é feito de forma imediata. Depois disso, basta aguardar o deferimento.

Mas atenção: só é possível solicitar a compensação dos impostos cujo recolhimento é previsto através da DAS.

Em quanto tempo o pedido é deferido?

O prazo estabelecido para deferimento do pedido de compensação varia entre 60 dias e 12 meses. Isso depende diretamente da consistência dos dados informados na solicitação e da situação em que se encontra a empresa.

A existência de débitos e pendências, por exemplo, pode fazer com que a resolução do pedido demore.

Qual o prazo para solicitar a compensação?

Para ingressar com o pedido de compensação dos créditos tributários, os contribuintes têm até cinco anos. Esse prazo é contado a partir da data em que o paga­mento foi efetuado.

Créditos compensados podem sanar débitos?

Não. Os créditos compensados pelo Simples não poderão ser utilizados para quitar nenhum tipo de débito.

A única exceção à essa regra são as chamadas Compensações de Ofício. Como resultam de processos concluídos após a empre­sa ter sido excluída do Simples, elas então podem ser utilizadas para sanar outros débitos.

É possível retificar um débito já compensado?

Caso seja necessário retificar um débito após a compensação daquele período de apuração já ter sido realizada, o contribuinte deverá cancelar essa compensação e depois informar as correções.

É possível cancelar uma compensação já realizada?

O cancelamento de uma compensação também deve ser feito através do aplicativo Compensação a Pedido.

Não será possível, porém, cancelar compensações que estejam próximas da prescrição.

Para aquelas que já estiverem prescritas, o sistema pedirá a sua confirmação antes de cancelá-la.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Dr. Fiscal

Últimas Notícias

  • Finanças
  • Últimas Notícias

Financiamento de veículo com o Banco PAN: taxas e condições

Realizar a compra de um veículo é o sonho de milhões de brasileiros. Porém, para realizar o financiamento não é…

24 minutos ago
  • Direitos & Benefícios
  • Finanças
  • Últimas Notícias

Desigualdade: 26,6% dos “chefes de família” do Brasil ganham até 1 salário mínimo

Um levantamento de dados feito pela consultoria IDados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada no…

37 minutos ago
  • Direitos & Benefícios
  • Seguro Desemprego
  • Últimas Notícias

Taxa do seguro desemprego inclui benefício pago aos pescadores

A Medida Provisória do Programa Verde e Amarelo, trouxe muitas mudanças nas regras trabalhistas. Além de descontar uma parte do…

55 minutos ago
  • Finanças
  • Últimas Notícias

CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo

Motoristas brasileiros passarão a contar com novidades no aplicativo da CNH Digital. A partir de agora, a ferramenta possibilitará que…

1 hora ago
  • Bolsa Família
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Bolsa Família excluiu 1,15 milhão de beneficiados nos últimos meses

Apesar da liberação do 13º salário do Bolsa Família, os números do programa não estão contemplando tanto os brasileiros como…

2 horas ago
  • Direitos & Benefícios
  • INSS
  • Últimas Notícias

INSS vai liberar consulta ao 13° dos pensionistas nesta sexta-feira (22)

É aposentado ou pensionista do INSS e está em dúvidas quanto ao valor do seu 13º salário? Fique atento! A…

3 horas ago