Aprenda a utilizar a Calculadora disponibilizada pelo INSS para verificar Aposentadoria por Idade. Na era da transformação digital, o INSS elimina seus serviços analógicos. Agora o cidadão estará dispensado de ir à agência formalizar seus pedidos ao INSS. Isso será possível pelo protocolo totalmente digital, efetuado pelo Meu INSS (internet e App — disponível para Android e iOS) e pelo 135. Os requerimentos serão processados eletronicamente se os dados do trabalhador constarem corretamente nos sistemas oficiais, permitindo até a concessão automática de benefícios. Apenas quando necessário, o segurado será chamado para entrega de documentação complementar.

Uma das entregas mais esperadas pelos segurados, agora disponível no Meu INSS, é o simulador de aposentadoria e renda, por meio da qual é possível saber se o trabalhador já tem direito ao benefício e qual o valor estimado de sua renda mensal.

O simulador tem como principal objetivo auxiliar o cidadão na busca por informações sobre seus direitos. O INSS estima que, após realização da simulação, os segurados que constatarem a falta de alguma condição para a concessão do benefício, aguardarão até que estejam cumpridos todos os requisitos, quando o benefício poderá ser concedido de forma automática, tão logo requerido.

O INSS, na primeira entrega da Transformação Digital, no início de maio, disponibilizou cinco serviços por meio do Meu INSS. Na segunda etapa de entregas, última semana de maio, 23 novos serviços foram disponibilizados ao cidadão. Nesta quarta (19/06), é a vez da terceira onda de melhorias, com mais 19 serviços. Na primeira quinzena de julho, 90 serviços estarão disponíveis pelo Meu INSS, de um total de 96 serviços prestados pelo Instituto.

Com esses avanços, o cidadão poderá, sem sair da sua casa, requerer aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, agendar realização de perícia, atualizar seus dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas, dentre tantos outros.

O conjunto dos novos serviços disponíveis no Meu INSS e no 135 representará uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais, que poderão ser feitos com comodidade, sem sair de casa.

Além da comodidade, essa modernização promoverá maior economia ao cidadão e ao Governo Federal.

Gestão, combate a fraudes e primeiros resultados

Medidas de gestão também têm sido adotadas para melhorar a eficiência do INSS, como a implementação do processo eletrônico, a desterritorialização da análise processual, a instituição de centrais especializadas de alta performance para análise de benefícios e utilização de ferramentas de cruzamento de base de dados para detecção e eliminação de irregularidades na folha de pagamento de benefícios.

O aperfeiçoamento dos mecanismos de combate às irregularidades já começou a dar resultados. Neste ano, o INSS já incrementou em 600% a quantidade de notificações aos beneficiários cujos benefícios recebidos apresentem algum indício de irregularidades ou inconsistência.

A concessão automática de benefícios também se tornou uma realidade no INSS: 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição feitos pelo Meu INSS, estão sendo processados de forma automática, possibilitando resposta ao segurado em até 24h.

Parcerias Interinstitucionais

A Transformação Digital do INSS resulta de uma inédita parceria institucional do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho com a Secretaria Especial de Modernização do Estado, a Secretaria de Governo Digital e a Dataprev.

Meu INSS e 135

O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares. Para acessar os novos serviços pelo Meu INSS basta ir à opção “Agendamentos/Requerimentos”. O novo simulador está em “Calculadoras”.

O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Lembrando que os pedidos também podem ser feitos pelo telefone 135, disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.