Categorias: Direitos & Benefícios Renda Últimas Notícias

INSS: Mais de 89 mil pessoas podem recceber dinheiro atrasado

Justiça libera dinheiro de atrasados para 89.333 no INSS. O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou nesta terça-feira (24) R$ 1.133.192.896,38 aos TRFs (Tribunais Regional Federais) de todo o país.

Essa grana vai acertar os atrasados de até 60 salários mínimos de segurados que derrotaram o INSS em ações de revisão e concessão de benefícios previdenciários, como aposentadorias, auxílios e pensões.

VEJA TAMBÉM: Nubank surpreende cliente ao liberar empréstimo pessoal sem burocracia

Ao todo, 73.579 processos serão encerrados e 89.333 beneficiários receberão as RPVs (Requisições de Pequeno Valor), como são chamados esses pagamentos.

Segurados de Mato Grosso do Sul e São Paulo receberão a grana por meio do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Até o início da próxima semana, 11.790 beneficiários já poderão receber o dinheiro. Neste lote, R$ 192.132.447,08 encerrarão 10.284 processos.

Quem ganha ação contra o INSS tem direito a atrasados

Quem tem ação contra o INSS em fase final pode consultar, no site do TRF-3 (www.trf3.jus.br), a situação de seu pagamento. Estará incluída no lote de atrasados liberado nesta terça a RPV liberada em agosto —essa informação estará no andamento da requisição de pagamento em “data do protocolo TRF”. Confira ao lado como fazer essa consulta no site.

O tribunal informou que o setor responsável levará de quatro a cinco dias para processar os pagamentos.

No acompanhamento processual, o segurado sabe que o dinheiro está disponível quando, no campo “situação da requisição,” a resposta for “pago total”.

Quando isso acontecer, o sistema do TRF-3 também informará se a retirada deverá ser feita em agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Os atrasados acima de 60 salários são pagos por meio de precatórios. A liberação desses valores sai apenas uma vez ao ano e depende de inclusão no Orçamento Geral da União.

A lista dos precatórios que serão pagos em 2020 já pode ser consultada no site da Comissão Mista de Orçamento (www.camara.leg.br/cmo).

Últimas Notícias

  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Aposentadoria por idade pode ser calculada através do MEU INSS; saiba como fazer

Aprenda a utilizar a Calculadora disponibilizada pelo INSS para verificar Aposentadoria por Idade. Na era da transformação digital, o INSS…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Dados errado podem causar suspensão de Auxílio Doença do INSS; Veja como evitar

INSS pode suspender o Auxílio Doença por conta de divergência cadastral, confira. O Governo do Brasil anunciou a suspensão de…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida: Sem verba, Governo vai limitar acesso ao programa

Governo estuda restringir acesso ao programa Minha Casa Minha Vida, entenda. O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que…

2 dias ago
  • Renda
  • Últimas Notícias

Mesmo após saque, FGTS ainda pode ser usado no Minha Casa Minha Vida

Utilize seu FGTS para dar entrada no programa Minha Casa Minha Vida. Liberação do saque imediato de parcela de até…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Policiais terão prioridade no Minha Casa Minha Vida

Policiais civis e militares podem ser incluídos nos grupos que têm prioridade para aquisição de imóveis através do programa “Minha…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida completa 10 anos e números são estrondosos

Veja a diferença no programa Minha Casa Minha Vida nestes últimos 10 anos, desde a sua criação. Com cerca de…

2 dias ago