A Caixa Econômica Federal inicia na quarta-feira (9) o pagamento do FGTS fracionado para o  último grupo de beneficiados do primeiro calendário. No cronograma que teve início em 13 de setembro, foram inclusos trabalhadores com conta poupança na rede e os correntistas que autorizaram a antecipação do crédito de R$500 por conta vinculada ao fundo.  

Foram três datas de pagamento, começaram com os recebimentos os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril. No dia 27 de setembro foi a vez dos aniversariantes de maio, junho, julho e agosto receberem o depósito. E no dia 9 de outubro o benefício estará à disposição dos trabalhadores com nascimento entre setembro, outubro, novembro e dezembro. É permitido o saque até dia 30 de março de 2020.

De acordo com a Caixa, nestes primeiros depósitos foram inclusos 33 milhões de pessoas, do total de 96 milhões que têm saldo disponível para saque. Para clientes com conta poupança a liberação foi automática, mas em todos os casos a retirada é opcional e quem não quiser receber a quantia basta cancelar o crédito no aplicativo do banco.  

O saque é feito usando o Cartão Cidadão, ou cartão da conta pessoal, nos terminais eletrônicos presentes nas agências e banco 24 horas. Além das casas lotéricas que liberam a quantia total com apresentação do documento, e até $100 apenas identificando com o cartão.