Os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda (IR) até o dia 28 de abril serão beneficiados com o quinto lote da restituição do imposto, segundo atualização feita no site da Receita Federal. O informativo ainda indica a data dos depósitos para 15 de outubro, com correção da taxa Selic em 3,54%.

A quantia é depositada na conta corrente informada na declaração e varia conforme o valor pago no tributo, mais os descontos concedidos com as deduções fiscais. A restituição funciona como um troco dado ao contribuinte devido as subtrações de custos que consideram os gastos do trabalhador.

O número de pessoas beneficiadas varia, e ainda não foi divulgada pela Receita. No quarto lote pago em setembro foram inclusos pelo menos 2,8 milhões de contribuintes o que resultou em R$3,5 bilhões.

Para essa nova remessa os índices devem ser bem parecidos, na semana anterior ao depósito é possível fazer a consulta para verificar se vai receber o benefício neste mês. A restituição finaliza os depósitos em dezembro, a partir do dia 16.

Caso a consulta indique a concessão do benefício, mas o contribuinte não receba o crédito em conta, a orientação é comparecer até uma agência do Banco do Brasil para solicitar o recebimento ou ligar para a central da Receita no telefone 146.