A parceria entre a startup IQ, e as companhias de cartões Visa e Cielo resultou no lançamento do aplicativo IQ Contas, um serviço para centralização de contas do uso doméstico que permite o pagamento com cartão de crédito. Incluindo cobranças de água, luz telefone.

As empresas defendem o sistema como uma forma do cliente se organizar melhor com suas finanças, e de incentivar o uso de pagamentos digitais. Aderindo ao aplicativo, o usuário arca com um taxa fixa de R$2,99 por conta.

“O iq espera que as pessoas tenham mais agilidade e controle de suas contas ao longo do mês. Dessa forma, mantém seus pagamentos em dia sem precisar sair de casa ou se preocupar com as datas de vencimento”, explica Antonio Rocha, cofundador da startup.

O aplicativo está em fase piloto, isso significa que ainda passa por alguns testes, inicialmente é válido apenas para a cidade de São Paulo e sistemas operacionais IOS e Android. No App o usuário vai conseguir controlar o seu consumo mensal com gastos de casa, por meio de infográficos produzidos automaticamente pelo sistema.

Alguns clientes não encontraram vantagens no sistema, por conta da cobrança no pagamento. E nos comentários da notícia divulgada pelo portal InfoMoney, lembraram que empresas como Mercado Pago também oferecem a mesma opção de serviço, com o pagamento de contas utilizando o cartão de crédito, mas sem exigir nenhuma cobrança adicional por isso.