Desde o dia 13 de setembro, a Caixa Econômica Federal têm liberado de forma fracionada aos seus clientes até R$500 por conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A ação faz parte da Medida Provisória (MP) assinada pelo governo federal em julho e que permitiu os saques parciais do fundo de garantia. Inicialmente serão beneficiados poupantes e correntistas da Caixa. Para atender pelo menos 33 milhões de pessoas no primeiro calendário e outras 63 milhões no segundo cronograma, a rede organizou seus atendimentos de outra forma, estendendo seus horários.

A partir do dia 13 puderam receber o benefício os correntistas da Caixa nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril. Em 27 de setembro foi a vez de liberar o pagamento para os aniversariantes de maio, junho, julho e agosto. E no dia 9 de outubro iniciam os saques aqueles que comemoram aniversário em setembro, outubro, novembro e dezembro. O valor pode ser retirado até o dia 31 de março, sendo que o saque é opcional, quem preferir poupar a quantia pode notificar o desejo por meio do aplicativo da Caixa, no site oficial da rede ou diretamente em uma agência.

Nesta segunda (30) e terça-feira (1°), as agências iniciarão os atendimentos duas horas mais cedo, nas cidades em que o habitual era abrir as portas a partir das 11 horas, por exemplo, os funcionários já estarão trabalhando de portas abertas desde às 9 horas. A ideia é evitar super lotação nas filas dos terminais eletrônicos e dos guichês de atendimento.

A mudança no horário se estende até o próximo cronograma que beneficia trabalhadores sem vinculo com o banco. Nesse caso, o início dos saques é em 18 de outubro para nascidos em janeiro e 25 do mesmo mês para aniversariantes de fevereiro. A fim de atender a todos, as agências com maior número de público serão abertas nos sábados dia 19 e 26 de outubro, entre 9 horas e 15 horas.

No mês de novembro os saques aos sábados foram programados para os dias 9 e 23, e para dezembro a rede ficará aberta dias 7 e 21. Nas semanas em que os atendimentos não vão acontecer aos sábados, as agências podem optar por abrir mais cedo. Esse cronograma vai estar disponível em cada um dos pontos de atendimento para esclarecer qualquer dúvida.

Para quem é correntista ou tem conta poupança o saque é feito com cartão e senha nos terminais eletrônicos, ou apresentando documentação nos guichês de atendimento e casas lotéricas. Os trabalhadores sem conta na Caixa deverão comparecer até a agência mais próxima e apresentar um documento pessoal com foto, podendo sacar o valor ou transferir gratuitamente para sua conta em outro banco.

Acompanhe o calendário para não correntista que terá início no próximo mês:

  • Aniversário em janeiro: saque a partir de 18/10/2019;
  • Aniversário em fevereiro: saque a partir de 25/10/2019;
  • Aniversário em março: saque a partir de 08/11/2019;
  • Aniversário em abril: saque a partir de 22/11/2019;
  • Aniversário em maio: saque a partir de 06/12/2019;
  • Aniversário em junho: saque a partir de 18/12/2019;
  • Aniversário em julho: saque a partir de 10/01/2020;
  • Aniversário em agosto: saque a partir de 17/01/2020;
  • Aniversário em setembro: saque a partir de 24/01/2020;
  • Aniversário em outubro: saque a partir de 07/02/2020;
  • Aniversário em novembro: saque a partir de 14/02/2020;
  • Aniversário em dezembro: saque a partir de 06/03/2020.