A partir desta sexta-feira (27) os clientes com conta poupança na Caixa Econômica Federal e os correntistas que autorizaram a concessão do crédito, nascidos em maio, junho, julho e agosto, poderão sacar até $500 por conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGT). A liberação faz parte de uma medida provisória liberada pelo governo federal em junho deste ano.

A ideia é movimentar a economia do país, possibilitando o acesso a um dinheiro que é direito do trabalhador com registro em carteira. No cronograma inicial foram inclusos os trabalhadores vinculados a Caixa, o que representa pelo menos 33 milhões dos 96 milhões que têm direito ao saque. O primeiro pagamento aconteceu no dia 13 de setembro, e o calendário será finalizado no dia 9 de outubro para os aniversariantes de setembro, outubro, novembro e dezembro. Os saques podem ser feitos até 30 de março do próximo ano.

Os trabalhadores não precisam justificar o uso do dinheiro, sendo que a escolha pelo recebimento não afeta os diretos trabalhistas do saque total disponível no fundo em caso de demissão sem justa causa. A equipe econômica do governo acredita que junto com o saque-aniversário que vai liberar anualmente frações do valor total disponível no fundo de garantia, entre 2019 e 2020 a economia vai receber $42 bilhões em movimentação.

Para atender todos os beneficiados as agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo na sexta e na segunda e terça-feira da semana seguinte. O saque pode ser feito nos terminais eletrônicos, com cartão e senha, e apresentando documento nas casas lotéricas.