Nesta terça-feira (24) o banco Santander divulgou a decisão de diminuir a taxa de juros cobradas sobre o produto Financiamento Graduação de Medicina, de 1,59% para 1,39%. O crédito é concedido aos estudantes a partir do quarto mês de início do curso, hoje a mensalidade varia em torno de R$7 mil mensais.

A contratação do crédito é feita diretamente em uma agência da rede bancária, informando dados pessoais e renda. Para aprovação é preciso ter um garantidor, pessoa que se responsabilize pelo financiamento caso o estudante não consiga arcar com a dívida. Normalmente, são utilizados os dados dos pais e responsáveis legais.

A cada novo semestre é possível fazer uma renovação do contrato, comparecendo até a agência em que o crédito foi assinado. Para seis de meses de curso é possível realizar o pagamento em doze meses. O banco também traz como possibilidade inserir o saldo devedor do semestre anterior no novo contrato, ou financiar apenas um valor específico.

Informações adicionais sobre as instituições de ensino superior particular que permitem esse tipo de processo, deve ser consultada na própria rede ou por meio do site das universidades. Bancos como o Bradesco também realizam esse mesmo tipo de crédito universitário.