Tem início nesta sexta-feira (27), mais um pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para poupantes da Caixa Econômica Federal e correntistas da rede que autorizaram o crédito até esse domingo (22). Neste segundo lote serão beneficiados os aniversariantes dos meses de maio, junho, julho e agosto.

Pelo menos 99% dos agenciados com conta poupança na Caixa aderiram ao saque de R$ 500 por conta vinculada, ativa ou inativa. Neste primeiro cronograma que iniciou em 13 de setembro e finaliza o começo dos pagamentos em 9 de outubro, são 36 milhões de pessoas com direito ao recebimento do fundo. Totalizando 12 milhões de trabalhadores e R$5 bilhões por data de pagamento.

O valor será creditado automaticamente nas contas, bastando comparecer até um terminal eletrônico e inserir cartão e senha para saque. Dentro das agências o procedimento é o mesmo, mas será preciso apresentar documento de identificação assim como nas casas lotéricas. Na sexta-feira, depois na segunda e terça-feira da semana seguinte, as agências terão seus horários de atendimento estendidos, iniciando duas horas mais cedo. Por exemplo, se o comum é abrir às 11h, nesses dias iniciarão às 9h.

A próxima data de pagamento é em 9 de outubro para nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro. Trabalhadores sem vínculo com a Caixa começaram a receber parte do fundo no dia 18 de outubro, para nascidos em janeiro. Os correntistas podem antecipar o crédito até o dia 5 outubro, mesmo que tenham perdido a data inicial segundo o calendário da Caixa. No entanto, poderão receber o benefício 20 dias depois da liberação.