O banco digital Nubank tem liberado aos poucos a concessão de crédito pessoal aos seus clientes, mais uma opção de serviço com acesso digital. Utilizando o próprio aplicativo, o usuário escolhe a alternativa de empréstimo e pode simular a quantia que deseja receber, as parcelas e os juros que serão aplicados nessa transação. Tudo de forma automática e liberado no mesmo momento.

Não são todos os clientes que têm direito a essa função, pois a equipe analisa as atividades feitas na Nu Conta, os pagamentos regulares e a movimentação bancária. Com base nessas informações é que concede algum valor para empréstimo, controlando o número de parcelas para não haver inadimplência. E varia os juros também de acordo com os dados. A princípio, o IOF é de 0,38% sobre o valor total mais 0,0082% por dia calculado dentro do prazo para pagamento.

Quando acessa a ferramenta, o próprio sistema informa qual o limite pré aprovado para empréstimo e disponibiliza a simulação para que o cliente entenda o funcionamento da proposta. É necessário preencher qual o motivo do pedido, por exemplo, a compra de um carro, quitação de dívidas, viagem e etc.

O prazo para pagamento do empréstimo é de 24 meses, ou seja, dois anos. A primeira parcela pode ser debitada na conta 90 dias após o pedido, dando um espaço de tempo para que o usuário se organize sobre a quitação do débito.

No dia escolhido para vencimento das parcelas é necessário ter dinheiro em conta para que seja efetuado o débito automático, caso haja atraso é cobrado juros e multa fixa de 2%. O cliente pode antecipar as parcelas, na opção “Antecipar últimas” e pagar a dívida integral, com desconto.

O Nubank também permite cancelar o crédito, dentro do prazo de 7 dias, neste caso é necessário ter em conta o valor que foi emprestado mais as taxas de IOF. Cancelando a opção o banco debita a quantia e o usuário não precisa pagar as parcelas.