Iniciou nesta terça-feira (17) o pagamento de mais um mês de benefício do Bolsa Família. Os créditos poderão ser sacados até o dia 30 deste mês, utilizando o cartão referente ao programa nas casas lotéricas e agência da Caixa. A média de pagamento é R$ 189,21 mensais para 13,5 milhões de famílias que têm direito ao recebimento.

Neste mês, foram pagos R$ 2,5 bilhões referentes ao benefício, uma quantia que deve ser revertida na melhoria de vida das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Cabe a cada titular do benefício, investir a quantia na compra de alimentos, material escolar, roupas, medicamentos e etc.

Não existe supervisão sobre o uso do dinheiro, no entanto, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realiza periodicamente um pente fino com o cruzamento de dados sobre os beneficiados. Caso encontre algum tipo de irregularidade, como valor de rendimento superior ao exigido para recebimento do programa, a quantia é cancelada.

Em entrevista divulgada pela Assessoria de Imprensa do MDS, a dona de casa Paula Silva, moradora de Morrinhos (GO), enfatiza a importância de receber o benefício.

“Ele é importante e ajuda quando a gente precisa comprar gás, colocar um arroz na mesa ou alguma outra coisa para minha filha”, disse.

O calendário com a ordem de pagamento segue o último número do benefício registrado no cartão, anterior ao dígito. São distribuídos panfletos e colados cartazes nos pontos de recebimento para informar quais os dias para saque. Confira o cronograma: