Categorias: Finanças Últimas Notícias

13° salário do INSS aumentou em 9,89% o número de beneficiados

Desde 2014, o número de brasileiros que têm direito ao recebimento do 13° salário de seguros e benefícios do INSS cresceu em 9,89%. Os dados foram fornecidos pelo Instituto ao portal R7. Em cinco anos atrás, foram pagos 27.590.895 benefícios, enquanto na contagem de agosto de 2019 o registro marcou 30.320.244. No comparativo com o ano passado o aumento foi de 206.230 novos segurados.

Neste ano, a antecipação de 50% referente ao valor pago de 13° salário foi inclusa na folha de pagamento de agosto. Incluindo aposentados, pensionistas e pessoas que recebem auxílio doença. O processo faz parte de um acordo entre entidades e associações representantes da classe e a presidência do país.

O presidente Jair Bolsonaro decidiu criar uma medida provisória tornando lei a antecipação do salário todos os anos, sem a necessidade que o governo federal assine um novo decreto para sancionamento desse processo.

O pagamento movimenta a economia do país, na primeira parcela paga em agosto deste ano foram R$22,1 bilhões. Dando uma sensação de conforto econômico aos beneficiados, que investem esse valor em diferentes situações. O mínimo a ser recebido por pessoa é de R$998,00 equivalente a um salário federal.

O crescimento de beneficiados tem algumas explicações, além do aumento no número de pedidos de seguros. A aposentadoria é a maior fonte de pagamento, conforme indica o advogado João Badari, em entrevista ao R7.

“A expectativa de sobrevida do brasileiro está aumentando. Aquela pirâmide que a gente tinha de idade, onde a base eram os mais jovens, está mudando completamente”, disse.

Últimas Notícias

  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Aposentadoria por idade pode ser calculada através do MEU INSS; saiba como fazer

Aprenda a utilizar a Calculadora disponibilizada pelo INSS para verificar Aposentadoria por Idade. Na era da transformação digital, o INSS…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Dados errado podem causar suspensão de Auxílio Doença do INSS; Veja como evitar

INSS pode suspender o Auxílio Doença por conta de divergência cadastral, confira. O Governo do Brasil anunciou a suspensão de…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida: Sem verba, Governo vai limitar acesso ao programa

Governo estuda restringir acesso ao programa Minha Casa Minha Vida, entenda. O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que…

2 dias ago
  • Renda
  • Últimas Notícias

Mesmo após saque, FGTS ainda pode ser usado no Minha Casa Minha Vida

Utilize seu FGTS para dar entrada no programa Minha Casa Minha Vida. Liberação do saque imediato de parcela de até…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Policiais terão prioridade no Minha Casa Minha Vida

Policiais civis e militares podem ser incluídos nos grupos que têm prioridade para aquisição de imóveis através do programa “Minha…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida completa 10 anos e números são estrondosos

Veja a diferença no programa Minha Casa Minha Vida nestes últimos 10 anos, desde a sua criação. Com cerca de…

2 dias ago