Categorias: Últimas Notícias

Nova regra do salário mínimo afetaria 34 milhões de segurados do INSS

Caso seja aprovado nos próximos meses o congelamento do salário mínimo, conforme estuda a equipe econômica do atual do governo, pelo menos 34 milhões de segurados serão atingidos. Entre aposentados e pensionistas que não receberão nenhum reajuste no seu benefício. O governo acredita que modificando a Constituição para que não haja interferência inflacionária no mínimo federal, o país chegue a economizar $37 bilhões.  

A proposta teria validade durante o período de desequilíbrio fiscal, como o que a nação vive atualmente. A Constituição atual prevê que o salário seja influenciado “com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo”. Por isso, todos os anos o governo é obrigado a aplicar uma correção sobre o valor atual.  

Anteriormente, essa quantia recebia o resultado entre a soma do PIB dos dois últimos anos e o IPCA do ano anterior, inflação que mede os principais consumos do brasileiro. Em abril deste ano, foi comunicado à extinção do PIB  sobre essa adição, este  índice era aplicado desde 2011, a partir deste ano valerá apenas o IPCA.  

A proposta inicial previa aumento do salário mínimo para $1.038 para o próximo ano, caso seja mantido em $998 em 2020 o governo vai economizar $12 bilhões. Sindicalistas começaram a se pronunciar a respeito do assunto, e de acordo com o portal O Dia os representantes da classe prometem mobilizar os deputados para pressionar o governo.

Além dos benefícios concedidos pelo INSS, também utilizam o salário como teto, o seguro-desemprego e abono salarial.  

Últimas Notícias

  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Aposentadoria por idade pode ser calculada através do MEU INSS; saiba como fazer

Aprenda a utilizar a Calculadora disponibilizada pelo INSS para verificar Aposentadoria por Idade. Na era da transformação digital, o INSS…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Dados errado podem causar suspensão de Auxílio Doença do INSS; Veja como evitar

INSS pode suspender o Auxílio Doença por conta de divergência cadastral, confira. O Governo do Brasil anunciou a suspensão de…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida: Sem verba, Governo vai limitar acesso ao programa

Governo estuda restringir acesso ao programa Minha Casa Minha Vida, entenda. O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que…

2 dias ago
  • Renda
  • Últimas Notícias

Mesmo após saque, FGTS ainda pode ser usado no Minha Casa Minha Vida

Utilize seu FGTS para dar entrada no programa Minha Casa Minha Vida. Liberação do saque imediato de parcela de até…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Policiais terão prioridade no Minha Casa Minha Vida

Policiais civis e militares podem ser incluídos nos grupos que têm prioridade para aquisição de imóveis através do programa “Minha…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida completa 10 anos e números são estrondosos

Veja a diferença no programa Minha Casa Minha Vida nestes últimos 10 anos, desde a sua criação. Com cerca de…

2 dias ago