Categorias: Finanças Últimas Notícias

Previdência não vai retornar à Câmara dos Deputados, diz Simone Tebet

Em entrevista coletiva concedida aos jornalista nessa quarta-feira (11), a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), garantiu que a PEC 6/19 não vai retornar para a Câmara dos Deputados em nova votação. Essa hipótese surgiu depois que o relator da reforma no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE) incluiu duas propostas no texto.

As novas emendas propõem, primeiro que Estados e municípios cobrem em alíquotas a participação dos servidores públicos nas novas regras de benefícios. E depois, incluir trabalhadores informais como contribuintes do INSS, um sistema muito parecido com o que acontece na cobrança dos micro empreendedores individuais.

A senadora Simone afirma que Jereissati tem consciência sobre a necessidade da aprovação da reforma nos próximos dias, e que ele estaria disposto a tirar as emendas do texto principal caso seja considerado como uma modificação na estrutura base que veio da Câmara dos Deputados.

“O texto principal, a PEC principal, não tem a menor possibilidade de voltar para Câmara. O entendimento é do relator e da maioria dos colegas senadores, aqueles que vão votar favoravelmente à proposta (…)”, disse a senadora.

Para incluir novas propostas Tasso criou uma PEC Paralela com outras modificações que foram sugeridas pelos próprios senadores. Essa nova PEC vai ser votada junto com a reforma no Plenário, nos próximos dias. O calendário inicial prevê o início do primeiro turno para o dia 24 de setembro e o turno seguinte para o dia 10 de outubro.

Caso seja necessário, as duas emendas que estão gerando dúvidas podem ser inclusas na PEC Paralela, a fim de não retroceder o processo. Segundo a presidente do CCJ, o relator Jereissati concorda com a medida.

Últimas Notícias

  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Aposentadoria por idade pode ser calculada através do MEU INSS; saiba como fazer

Aprenda a utilizar a Calculadora disponibilizada pelo INSS para verificar Aposentadoria por Idade. Na era da transformação digital, o INSS…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Dados errado podem causar suspensão de Auxílio Doença do INSS; Veja como evitar

INSS pode suspender o Auxílio Doença por conta de divergência cadastral, confira. O Governo do Brasil anunciou a suspensão de…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida: Sem verba, Governo vai limitar acesso ao programa

Governo estuda restringir acesso ao programa Minha Casa Minha Vida, entenda. O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que…

2 dias ago
  • Renda
  • Últimas Notícias

Mesmo após saque, FGTS ainda pode ser usado no Minha Casa Minha Vida

Utilize seu FGTS para dar entrada no programa Minha Casa Minha Vida. Liberação do saque imediato de parcela de até…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Policiais terão prioridade no Minha Casa Minha Vida

Policiais civis e militares podem ser incluídos nos grupos que têm prioridade para aquisição de imóveis através do programa “Minha…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida completa 10 anos e números são estrondosos

Veja a diferença no programa Minha Casa Minha Vida nestes últimos 10 anos, desde a sua criação. Com cerca de…

2 dias ago