Nesta segunda-feira (9) foi liberada a consulta ao quarto lote do pagamento referente a restituição do Imposto de Renda (IR). O calendário divulgado pela Receita Federal prevê a concessão dos créditos a partir do dia 16 de setembro, são mais de 2,8 milhões de contribuintes inclusos nessa remessa, totalizando 3,5 bilhões de reais.

Além de incluir as declarações que foram entregues até 22 de abril, o lote também faz o pagamento aos brasileiros que regularizaram suas pendências com a Receita relativo aos anos de 2008 e 2018. O valor referente a restituição é depositado na conta corrente informada pelo contribuinte, e fica disponível para saque durante 1 ano. Após esse período a quantia é expirada e o correntista pode recebê-la novamente, fazendo a solicitação do resgate via internet.

O valor depende do quanto foi pago inicialmente de imposto, e das deduções fiscais inclusas na declaração. Essa quantia funciona como um troco pago aos contribuintes, após os descontos aplicados conforme são feitas as deduções. Por isso, varia de acordo com os ganhos e gastos de cada um, e recebe a variação da taxa Selic, para esse mês o índice de aplicação é de 3,08%..

Para saber se está incluso no 4° lote, basta acessar o site da Receita Federal ou baixar o aplicativo. Informando número de CPF e data de nascimento, o sistema indica qual sua condição dentro do cronograma. Ao todo, são sete lotes pagos entre os meses de junho e dezembro.